PATROCINADOR

28 outubro 2013

Vai viajar? Doe sangue antes e ajude a salvar vidas

Processo de fracionamento da bolsa de sangue permite que até quatro vidas sejam salvas

Com a chegada do fim de ano e de um clima mais quente, consequentemente o número de viagens aumentam, principalmente nos feriados. O mês de novembro, por exemplo, será o mês com mais feriados em 2013, pois ao todo serão três datas comemorativas (dias 02, 15 e 20), isso sem contar as férias de final de ano.

Infelizmente, devido ao aumento do tráfego nas estradas e visitantes que chegam a cidade no final do ano, o índice de acidentes é elevado. Nesse período, a Santa Casa de São Paulo, que atende 11 mil pessoas pelo SUS, recebe um aumento de 20% na demanda de pessoas que precisam de transfusão de sangue, enquanto o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo tem uma queda de 30% no seu estoque sanguíneo no mesmo período.

Seriam necessárias 4 mil bolsas de todos os tipos de sangue doadas todo mês para o Hemocentro da Santa Casa poder trabalhar sem prejudicar transfusões ou cirurgias, mas durante essa época do ano esse número fica bem abaixo dessa margem.

Segundo a coordenadora de captação do Hemocentro, Lilian S. Razaboni, a Unidade está com falta principalmente de sangue do tipo O+. "Hoje nós estamos com 105 bolsas de tipo O+ em nosso estoque atual, o ideal seria ter no estoque 400 bolsas", revela.

Essa queda no estoque em fim de ano e feriado causam prejuízos significativos na tentativa de salvar vidas. Quando uma pessoa realiza uma doação, ela ajuda a salvar a vida de até quatro pessoas, graças ao processo de fracionamento da bolsa, que faz a separação das Hemácias, Plasma e Plaquetas, que atendem tipos diferentes de demanda.

Doação de sangue não custa nada e salva vidas. Quem for viajar nesse final de ano, aproveite para fazer a sua doação no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo (Rua Marquês de Itu, 579), que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e no sábado das 7h às 15h, localizado pertinho da estação de metrô Santa Cecília. Quem prefere usar o carro o estacionamento é gratuito na Rua Cesário Mota Junior, 112 - Vila Buarque.

Sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica, privada e laical, é um dos mais importantes complexos hospitalares do Brasil. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 11 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2.300 leitos, registra uma média anual de mais de 1 milhão e 500 mil atendimentos ambulatoriais, 1 milhão e 800 mil atendimentos de emergência, 47 mil cirurgias e mais de 5 milhões exames. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes. Além de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.

Nenhum comentário: