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31 janeiro 2014

CURSO EXCLUSIVO PARA JORNALISTAS ABRE INSCRIÇÕES

FAAP ABRE NOVAS TURMAS PARA O
 CURSO DE EXTENSÃO PARA JORNALISTAS

O curso é oferecido gratuitamente para profissionais das editorias de economia, negócios e finanças. A inscrição pode ser feita até o dia 14 de fevereiro

Continuam abertas as inscrições para a 12ª edição do Agenda Brasil. O curso é oferecido gratuitamente pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) para os jornalistas das editorias de economia, negócios e finanças. A documentação pode ser enviada até o dia 14 de fevereiro.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e entregá-la - pessoalmente ou pelos Correios - juntamente com a documentação necessária, que compreende carta de recomendação escrita pelo superior direto do veículo de imprensa no qual trabalha, curriculum vitae e foto 3x4.

O curso tem por objetivo discutir – com os professores da FAAP - temas que fazem parte da agenda e da cobertura diária da imprensa.  Com duração de 20 semanas e carga horária de 60 horas, será realizado semanalmente às terças-feiras, das 9h15 às 12h30, com início em 11 de março.

Desde sua primeira edição, em 2004, o curso já contou com a participação de mais de 400 jornalistas – tanto da grande imprensa como a especializada / segmentada. Ao final do curso, os jornalistas recebem certificado.

A ficha de inscrição pode ser obtida  pelos e-mails fabiana.dourado@wnp.com.br e iracema.carvalho@wnp.com.br. Mais informações pelo telefone (11) 3662-7270/7271.


Agenda Brasil 12
Período de inscrição: até 14/2/2014
Endereço de entrega da documentação: Rua Ceará, 84, Higienópolis, 01243-010, São Paulo / SP
Inscrição completa: ficha preenchida, foto 3x4, currículum vitae e carta de recomendação do veículo em que trabalha, assinada pelo superior direto.

Início das aulas: 11/3 (terça-feira), das 9h15 às 12h30 (1 x por semana)

Ano novo chinês: Ano novo, língua nova

Aproveitando a data comemorativa da cultura chinesa - celebrada no próximo dia 31 -, especialistas desmistificam algumas lendas em torno do mandarim. Segundo eles, é possível, sim, aprender rápido e começar a falar o idioma com confiança
O estudo da língua chinesa assusta a muitos: “Muito complexa, hermética, tão diferente do português... e, como se não bastasse, é quase impossível alcançar a fluência necessária”. Essas são algumas das queixas mais frequentes. Entretanto, como ano novo é tempo de língua nova, especialistas aproveitam a chegada do Ano Novo Chinês - desta vez, o Ano do Cavalo - para dissipar equívocos como esses e auxiliar o aluno a ir em frente com sua resolução de aprender mandarim em 2014, agregando valor a seu currículo profissional.

Diferente do que muitos acreditam, o chinês é sim uma língua possível de ser dominada de forma relativamente rápida. “Entendemos que o chinês é um idioma bastante intrigante, mas apenas porque é, de certa forma, bem diferente do português. No entanto, também é uma língua muito lógica, quase matemática, o que ajuda muito no processo de aprendizado”, afirmou Gustaf Nordback, gerente geral da divisão de Varejo da Rosetta Stone no Brasil.

A gramática chinesa não requer conjugação e, frequentemente, suprime verbos e sujeitos quando falada. Por exemplo, “em chinês, dizemos ‘Ni Hao’. A expressão quer dizer ‘Olá!’, mas traduzida literalmente é ‘Você bem?’, que seria o equivalente em português a ‘Você está bem?’, isto é, funciona sem o verbo”, exemplificou Nordback.

Os caracteres chineses e suas letras/ palavras peculiares também assombram. Mas o idioma pode ser ensinado usando o alfabeto latino. Esse método é chamado Pinyin. No entanto, caso queira, o aluno que planeja morar na China, por exemplo, pode se concentrar em aprender a ler e escrever somente o essencial em caracteres do mandarim. Experts afirmam que uma base de 400 caracteres permite a comunicação na vida cotidiana. Já para ler o jornal sem muita dificuldade, sugerem de dois mil a três mil caracteres. O que é uma quantidade bem menor do que os 50 mil caracteres existentes no idioma.
TONS

Outro fantasma são os temidos tons da língua. O chinês é uma língua fácil e monossilábica, mas tonal. Por isso, muitos estudantes desanimam por acreditar erroneamente que nossa audição latina não é capaz de reconhecer os sons chineses. O idioma usa quatro diferentes “tons” essenciais para entender e distinguir as palavras. Por exemplo, a palavra “Yao”. Seu significado altera drasticamente dependendo do tom. No primeiro tom significa “um”, no segundo é o “alto”, no terceiro o verbo “querer” e no quarto “remédio”.

Outros reclamam por acharem que é impossível aprender um idioma em que não há nenhuma referência - diferente de línguas irmãs, como o espanhol, ou, até mesmo, o inglês e seu vasto vocabulário latino. Por isso, motivação e imersão são fundamentais no estudo do mandarim.

“Esse é um dos pontos no quais o método de ensino online de idiomas da Rosetta Stone - que suprime totalmente a língua materna do aluno durante as aulas, sem traduções nem memorizações - totalmente imersivo é o mais indicado. Para realmente aprender essa língua - pois o mandarim é completamente diferente de qualquer uma das línguas com que se tem contato de forma mais frequente -, o estudante deve imergir no idioma e em uma maneira completamente diferente de pensar”, alertou o executivo.

Outro ponto é o temor do “candidato” a estudante de chinês que, mesmo já começando a acreditar que é possível aprender, acha que passará anos ainda sem poder iniciar a comunicação na língua e acaba desanimando. “Esse é outro mito. Se o aluno leva o estudo a sério e está motivado, por meio do método online da Rosetta Stone, pode aprender o chinês - em um nível suficiente para enfrentar, por exemplo, uma teleconferência - de uma forma muito rápida e já começar a se comunicar na língua desde a primeira aula”, adicionou Nordback.

A Rosetta Stone - uma líder mundial em ensino com base em tecnologia e presente em 150 países - oferece cursos em 24 idiomas, incluindo chinês (mandarim). Com o método, o aluno aprende de um modo imersivo, sem tradução, da mesma forma que aprendeu sua língua materna. O foco está em todas nas habilidades principais de comunicação, incluindo fala e escrita. O método possui um sistema de ativação de fala proprietário que inclui um espectrograma 
(http://rosettastonebrasil.com/store/rstbr/pt_BR/html/ThemeID.36393000/pbPage.Method#, desenvolvido especialmente para o ensino de línguas - como o mandarim - nas quais a pronúncia correta é um dos maiores desafios.

Sobre a Rosetta Stone

Presente no Brasil desde 2011 por meio da divisão de Enterprise & Education e com escritório nacional sediado em São Paulo, a Rosetta Stone já estabeleceu parceria com empresas e instituições de ensino nacionais de porte. Com atuação recente no varejo no Brasil, a companhia fornece uma tecnologia de ponta interativa que está mudando a forma como o mundo aprende idiomas. As técnicas de ensino desenvolvidas e patenteadas pela companhia - aclamadas por seu poder de desbloquear a capacidade natural de aprendizado em línguas - são utilizadas por 20 mil instituições de ensino, oito mil empresas, nove mil organizações governamentais e milhões de pessoas em todo o mundo. A Rosetta Stone oferece cursos em 24 idiomas, dos mais comumente falados (como inglês, espanhol e mandarim) aos menos frequentes (incluindo sueco). A empresa foi fundada em 1992, sobre os preceitos fundamentais de que aprender a falar uma língua deve ser um processo natural e instintivo, bem como que a tecnologia interativa pode ser usada poderosamente como forma de ativação do método de imersão em idiomas para aprendizes de qualquer idade. A Rosetta Stone tem matriz sediada em Arlington (Virgínia, Estados Unidos) e escritórios também em Harrisonburg (Virgínia), Boulder (Colorado), San Francisco (Califórnia), Seattle (Washington), Austin (Texas), Tóquio, Seul, Londres, Dubai, Phoenix (US), Beijing e Changai (China), Paris (França), Itália e Espanha.

30 janeiro 2014

Redução da jornada de trabalho trará benefícios?

Máira André Collange de Araújo*

A principal pauta de reivindicações das centrais sindicais para este ano é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que tramita na Câmara dos Deputados há 19 anos. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, além de aumentar o adicional sobre hora extra de 50% para 75%. O projeto deve ser analisado com cautela. Embora tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida dos assalariados, poderá acarretar grandes transtornos para o país e, no limite, para os próprios trabalhadores.

A corrente que defende a aprovação da PEC argumenta que a redução irá trazer diversos benefícios aos trabalhadores, tais como aumento do tempo livre, possibilidade de aprimoramento profissional e satisfação pessoal, entre outros. Os defensores também argumentam que os empregadores serão igualmente beneficiados, já que terão funcionários mais dispostos e motivados, o que resultará em um aumento na capacidade de produção e em uma redução do absenteísmo, sem contar na possibilidade de se criar novos empregos. Entretanto, o histórico trabalhista do Brasil não nos leva a acreditar nessa corrente. O mais provável é que a redução da jornada de trabalho acarrete em aumento das horas extras ou no aumento significativo de contratações informais.

As alterações contidas na PEC podem ainda ocasionar diversos problemas para as empresas, que terão altos custos para adaptar suas atividades às exigências da nova legislação. Uma das soluções será a criação de novos turnos de trabalho e a contratação de novos funcionários, o que certamente trará aumento dos custos. Afinal, esses gastos não envolvem apenas o pagamento do salário, mas também impostos e tributos gerados em cada contratação. Custos esses que novamente deverão ser repassados ao consumidor.

A redução de jornada envolve uma situação social que dificilmente será alterada no país. Para muitas empresas que terão dificuldades em se adaptar, será mais vantajoso, por exemplo, efetuar o pagamento de hora extra, distorcendo a ideia original da PEC, que é a de garantir melhora na qualidade de vida do empregado.

Há mais um agravante. A aprovação da PEC pode gerar uma retração dos investimentos externos no país. O Brasil já tem a má fama de ser um país protecionista em relação à classe trabalhadora, visto que nosso ordenamento jurídico visa proteger a parte hipossuficiente das relações de trabalho, se tornando mais um direito adquirido contra o empregador, que não receberá nenhum incentivo fiscal para minimizar os efeitos dessas alterações.

Questionamentos à parte, ao longo desses quase vinte anos de indefinição, já houve diversos requerimentos para a inclusão da PEC na ordem do dia para votação, mas por se tratar de uma questão política que envolve interesse de duas classes distintas, porém, a proposta ainda encontra grande impasse para ser decidida. O assunto influencia diretamente na vida do brasileiro e merece ser melhor debatido.


*Máira André Collange de Araújo atua na área contenciosa do Direito do Trabalho do escritório Innocenti Advogados Associados - maira.collange@innocenti.com.br

Visitantes poderão interagir pessoalmente com impressora 3D no estande da Stratasys e Compass 3D

Durante encontro que acontece em São Paulo entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, fornecedora de impressoras 3D e seu parceiro de negócios mostram aplicações avançadas para a área dentária; a cada 15 minutos será iniciada uma sessão de treinamento ‘hands on’, em que dentistas, ortodontistas e técnicos de laboratórios usarão softwares e protótipos impressos em 3D na Objet Orthodesk para planejar passo a passo um implante dentário e uma cirurgia guiada


A Stratasys Ltda. (NASDAQ: SSYS), líder em fabricação de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, anuncia hoje que estará presente, em conjunto com seu parceiro de negócios, a Compass3D, no evento CIOSP 2014 (Congresso e Exposição de Odontologia). Um dos principais encontros sobre novas tecnologias e tendências para o universo de aplicações dentárias, o CIOSP 2014 mostrará, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, em São Paulo, o que de mais avançado há nesta área. No estande da Compass3D/Stratasys estará em exibição a impressora Objet Orthodesk.

Treinamento hands on em novas tecnologias dentárias

Durante o evento, acontecerão várias demonstrações sobre como utilizar esse equipamento em aplicações dentárias e ortodônticas. “A cada 15 minutos iniciaremos uma sessão de treinamento hands on para os visitantes do CIOSP 2014”, explica Bruno Gribel, diretor da Compass3D. “Dentistas, ortodontistas e técnicos de laboratórios poderão viver a experiência de realizar o planejamento de um implante dentário a partir do que há de mais sofisticado em tecnologia 3D aplicada à nossa área”. Trata-se de uma oportunidade única – o planejamento acontecerá de forma digital, usando-se o software Implante Guide 1.0, desenvolvido pela própria Compass3D. “O software guiará os profissionais dentários, passo a passo, na tarefa de planejar o implante e também produzir os guias para a cirurgia dentária; além do software, estaremos usando o scanner 3Shape Intraoral e, como dispositivo de impressão 3D, a impressora Objet Orthodesk”. Com o protótipo impresso em 3D em mãos, os participantes do Workshow poderão verificar onde passar as brocas, onde realizar furos, etc.

Para Gribel, o ineditismo dessas tecnologias demanda a presença de um integrador de soluções como a Compass3D. “Nossa parceria com a Stratasys permite que ofereçamos ao mercado impressoras 3D criadas e configuradas especialmente para aplicações dentárias”, explica. “A tecnologia Stratasys é complementada por ofertas de serviços, de software e dispositivos específicos como os scanners intraorais, essenciais para realizar o salto em direção a uma nova era da odontologia e ortodontia”. 


Congresso e Exposição de Odontologia CIOSP 2014
Data: 31 de janeiro à 02 de fevereiro
Local: ExpoCenter Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP












Sobre a Stratasys Ltd.

Stratasys Ltd. (Nasdaq: SSYS) é a entidade jurídica formada em 2012 pela fusão das empresas de impressão 3D Stratasys Inc. e Objet Ltd., baseadas respectivamente em Mineápolis, EUA e Rehovot, Israel. A empresa fabrica impressoras 3D e materiais para prototipagem e produção. Seus processos patenteados FDM® e PolyJet®  produzem protótipos ou objetos fabricados diretamente de arquivos de CAD 3D ou de outros conteúdos 3D. Entre os sistemas incluem-se impressoras desktop 3D sob medida para desenvolvimento de ideias, uma série de sistemas para prototipagem e grandes sistemas de produção para manufatura digital direta. A empresa conta, desde junho de 2012, com mais de 130 materiais de impressão 3D, o que constitui a mais ampla gama da indústria. Esta oferta inclui 120 materiais proprietários de fotopolímeros baseados em jato de tinta e 10 materiais termoplásticos proprietários baseados em FDM. A Stratasys também fabrica impressoras Solidscape 3D e opera o serviço de manufatura digital RedEye. A empresa conta com mais de 1.100 funcionários, possui mais de 500 patentes concedidas ou pendentes de manufatura aditiva no mundo inteiro e já ganhou mais de 20 prêmios por sua tecnologia e liderança. Está online nos endereços: www.stratasys.com ou http://blog.stratasys.com.

Cautionary Statement Regarding Forward-Looking Statements


Statements regarding Stratasys’ beliefs, intentions and expectations, including statements regarding the management of Stratasys, Inc. and Objet Ltd. as a combined company, the benefits of the combination of the companies, and the future financial performance of the combined company after their merger, are forward-looking statements. The statements involve risks and uncertainties, both known and unknown, that may cause actual results to differ materially from those projected.  Actual results may differ materially due to a number of factors, including the risk and uncertainty that the businesses of the two companies may not be integrated successfully; the risk that the merger may involve unexpected costs or unexpected liabilities; the risk that synergies from the merger may not be fully realized or may take longer to realize than expected; the risk that management’s focus on and disruptions arising from the merger make it more difficult to maintain relationships with customers, employees, or suppliers.  Stratasys’ ability to achieve the results presented in any forward-looking statement will depend on numerous factors, including its ability to penetrate the 3D printing market; its ability to achieve the growth rates experienced in preceding quarters; its ability to introduce, produce and market both existing and new consumable materials, and the market acceptance of these materials; the impact of competitive products and pricing; its timely development of new products and materials and market acceptance of those products and materials; the success of Stratasys’ recent R&D initiative to expand the DDM capabilities of its core FDM technology; and the success of Stratasys’ RedEyeOn DemandTM and other paid parts services. These and other applicable factors are discussed in this presentation and in Stratasys’ filings with the Securities and Exchange Commission.  These filings include the definitive proxy statement/prospectus filed with the SEC on August 8, 2012, as well as the filings that Stratasys, Inc. has made with the SEC and that Stratasys Ltd. has made and will make with the SEC in the future, including its report on Form 20-F to be filed for the year ended 12/31/2012.  Any forward-looking statements included in this presentation are as of the date they are given, and Stratasys does not intend to update them if its views later change, except as may be required by law.  These forward-looking statements should not be relied upon as representing Stratasys’ views as of any date subsequent to the date they are given. 

Lenovo Brasil anuncia novo diretor de canais

Com mais de mais de 10 anos de experiência, Rodrigo Fusco assume o novo cargo com o objetivo de fortalecer a rede de parceiros da empresa

A Lenovo, maior fabricante de PCs do Brasil e do mundo, anuncia seu novo diretor de canais, Rodrigo Fusco. O executivo, que ocupava anteriormente a posição de gerente de vendas de canal da Lenovo, será responsável pelo desenvolvimento e crescimento da rede de parceiros de negócios e distribuidores da empresa.

Fusco acumula mais de 10 anos de experiência na área, tendo atuado como gerente de marketing e vendas de canais da HP. Possui pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Marketing e MBA Executivo pelo IBMEC São Paulo.  

"Liderar a área de canais da Lenovo tem sido uma experiência enriquecedora, principalmente durante esse excelente período que o grupo está passando no Brasil e mundo. O meu objetivo é continuar expandindo a área e buscando resultados cada vez mais positivos", comemora Fusco.

Investimentos em canais
A Lenovo tem investido fortemente na ampliação de sua área de canais.

Entre as novidades anunciadas recentemente pela empresa, destaca-se a joint venture entre Lenovo e EMC, que inclui a rede de negócios da Iomega, oferecendo soluções de armazenamento em rede para todos os tipos de clientes.

Além disso, a empresa busca fortalecer e diversificar o seu programa de canais e oferece a todos os seus parceiros o Channel University, programa de capacitação, que por meio de uma consultoria especializada, os profissionais de vendas da Lenovo e seus revendedores têm acesso a workshops de capacitação em vendas e podem receber em suas empresas um treinamento exclusivo sobre os produtos Lenovo para o mercado corporativo.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a maior fabricante de PCs do mundo, é uma empresa de tecnologia pessoal de US$ 34 bilhões servindo clientes em mais de 160 países. Dedicada a construir PCs de alta performance e dispositivos de internet móvel, a Lenovo investe em inovação, uma rede abastecimento global altamente eficiente e execução estratégica forte. Formada a partir da aquisição da divisão de PC's da IBM, a Lenovo desenvolve, fabrica  e vende produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. Suas linhas incluem os legendários computadores Think e a marca Idea para consumidores de PCs, assim como servidores, workstations e uma família de dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones. A Lenovo tem grandes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Pequim (China) e Raleigh (Carolina do Norte/EUA). Para mais informações, acesse www.lenovo.com.br.

Axis Communications confirma presença na ISC Brasil 2014

A Axis Communications, empresa global criadora da câmera IP e líder em videomonitoramento, acaba de confirmar sua presença na 9ª edição brasileira da Feira e Conferência Internacional de Segurança, ISC Brasil, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de março, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A ISC é uma das maiores feiras mundiais do ramo de segurança e aparece como o principal centro gerador de negócios, informações e difusão da cultura preventiva para o setor nacional.

Tradicionalmente, a Axis Communications expõe suas mais novas e avançadas soluções anualmente no evento. Este ano, a companhia contará novamente com um dos maiores estandes da feira para mostrar suas últimas novidades em videomonitoramento, como os recentes lançamentos da linha mais robusta da Axis, a AXIS Q60, e produtos como a AXIS Q1765-LE, com iluminação infravermelha (IR) integrada, e a AXIS Q1614, com capacidade de captura de até 60 quadros por segundo em alta definição.

Mais informações sobre a Axis Communications podem ser obtidas em http://www.axis.com/pt. Para saber mais sobre a feira e o congresso ISC Brasil, acesse http://www.iscbrasil.com.br/Home/.

Serviço
ISC Brasil 2014
Data: 19 a 21 de março
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde - São Paulo
Horário: 13h às 19h30

Sobre a Axis Communications
Como líder no mercado de vídeo em rede, a Axis está liderando o caminho para um mundo mais tranquilo, seguro e inteligente - conduzindo a mudança do sistema de vídeo vigilância  do analógico para o digital. Oferecendo soluções de vídeo em rede para instalações profissionais, os produtos e soluções Axis são baseados em uma plataforma de tecnologia aberta e inovadora.

A Axis possui mais de 1500 funcionários dedicados em 40 localidades ao redor do mundo e opera com parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ OMX  Stockholm como AXIS. Para mais informações, visite nosso site www.axis.com.

ÍNDICE DE VENDAS NOS SUPERMERCADOS – APAS 2013

Vendas nos supermercados crescem 4,43% em 2013

As vendas nos supermercados em dezembro crescem 9,5% em relação a dezembro do ano anterior

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE) no conceito de mesmas lojas – que consideram os estabelecimentos em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou elevação de 4,43% em 2013, em relação a 2012. Em dezembro houve alta de 9,5% em relação a dezembro do ano anterior, e em comparação com novembro a elevação foi de 18,66%.

No conceito mesmas lojas, o crescimento nas vendas só não foi maior diante da inflação que reduziu ao longo do ano o poder de compra da população, que consequentemente, reduziu o volume de compras em diversas categorias. A inflação mais moderado ao longo do segundo semestre auxiliou um desempenho mais favorável na segunda metade de 2013, salvando de certa forma, o setor supermercadista de um resultado negativo.

Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado – houve elevação em 2013 de 6,02%. O setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente ao longo dos últimos anos diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do consumo de parcela de população que não tinha até então acesso a diversos bens de consumo. No entanto, é constatada uma desaceleração do comércio varejista, e não é diferente no setor supermercadista. Em dezembro houve alta de 10,89% em relação a dezembro de 2012. E alta de 19,34% em relação a novembro de 2013.

O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo em 2013 apontou aumento de 10,14% em relação a 2012 no conceito de mesmas lojas. Em dezembro a alta foi de 12,03% em relação a dezembro de 2012 e houve alta de 19,79% em relação a novembro. No conceito de todas lojas houve elevação de 11,41% em 2013 em relação a 2012. Em dezembro a alta foi de 12,25% em relação a dezembro de 2012 e houve alta de 20,04% em relação a novembro.

O setor supermercadista apresentou um desempenho favorável ao longo de 2013, porém a um ritmo mais moderado quando comparado com os anos imediatamente anteriores. Quando comparado com outras atividades econômicas e até mesmo quando comparado ao PIB Brasileiro o setor apresenta crescimento expressivo, reflexo do aumento do consumo da população ao longo dos últimos anos.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.

Informações sobre o trabalho da APAS: www.portalapas.org.br
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