PATROCINADOR

28 outubro 2009

BioFach América Latina e a ExpoSustentat

Começa nesta quarta-feira, em São Paulo, a BioFach América Latina e a ExpoSustentat, o mais importante evento internacional que reúne orgânicos e sustentabilidade na mesma data, e no mesmo local. O Ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães e os secretários do meio ambiente e da agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Graziano e João Sampaio, participarão da abertura das feiras às 13h00.

Evento reunirá mais de 300 expositores de 15 países que apresentarão lançamentos diferenciados. E receberá visitantes de mais de 20 países. Exemplo de êxito na economia, o setor cresce 25% ao ano. Confirme sua presença com a assessoria de imprensa pelo e-mail: imprensa@galeriadecomunicacoes.com.br.

Sucesso de vendas de produtos orgânicos brasileiros, os eventos fazem vanguarda com lançamentos, copa orgânica e muitas inovações

São Paulo, 27 de outubro de 2009- São Paulo sediará nesta semana a BioFach América Latina e a ExpoSustentat, as maiores feiras e conferências de orgânicos e serviços sustentáveis do mundo. Os eventos acontecem em paralelo nos dias 28, 29 e 30 no Transamérica Expo Center, das 13h00 às 21h00. “A BioFach AL e a ExpoSustentat firmam-se cada vez mais como um market place e um ponto de encontro para a discussão de negócios sustentáveis, a prova disso é a presença de Maritta Koch-Weser, coordenadora geral do programa Amazônia em Transformação, História e Perspectivas, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo que vem para lançar uma bolsa especializada em produtos certificados e de Bent Mikkelsen que participará da discussão acerca dos desafios em oferecer produtos orgânicos pra grandes eventos como a Copa do Mundo”, ressalta Maria Beatriz Martins Costa, co-organizadora dos eventos. “Reuniremos mais de 300 expositores de 15 países e compradores de Dubai, Emirados Árabes, Alemanha e Estados Unidos”, diz ela, entre outros países. Lançamentos de produtos orgânicos, palestrantes internacionais, merenda orgânica, inclusão de orgânicos na Copa do Mundo, Rodadas de Negócios, Têxtil Sustentável estão entre os destaques do evento. Veja grade completa de palestras: www.biofach-americalatina.com.br
www.exposustentat.com.br

Meta do setor é comercializar US$ 3 bilhões

No ranking mundial, o Brasil está entre os seis maiores produtores de orgânicos do mundo e, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mercado brasileiro movimenta US$ 250 milhões ao ano, mas a expectativa é de, até 2010, atingir US$ 3 bilhões. “Com a abertura das versões da feira em Shanghai e em Tóquio, a BioFach atinge o global concept e fecha o circuito na Ásia”. A feira começou em Nuremberg, na Alemanha, e se espalhou pelos Estados Unidos e Brasil. O circuito internacional e a credibilidade da marca atraem compradores do mundo inteiro”, explica Maria Beatriz.

O mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 30 bilhões. No Brasil, é um mercado de cerca de US$ 250 milhões, com potencial de crescimento anual médio de 25% a 30%. A área destinada ao cultivo aumenta cerca de 30% ao ano, devendo atingir 3 milhões de hectares no curto prazo segundo o IBD - Instituto Biodinâmico. Estima-se que 60% da produção é exportada, sendo os principais compradores os países desenvolvidos: Europa (Alemanha, Inglaterra, Itália, França), EUA, Canadá e Japão. A América Latina e a Europa possuem juntas 68,5% das unidades de produção, apresentando uma grande expansão e um potencial de produção e consumo significativo. O Brasil é um dos principais produtores, com a 6ª maior área: 887,6 mil hectares - em 2000 esta área era de apenas 100 mil há; Além disto, temos o maior potencial de produção do mundo, sendo o único país com uma reserva de 90 milhões de hectares agricultáveis.

Lançamentos Inovadores

No stand OrganicsNet/SNA, a Cultivar Brazil apresenta algumas novidades, como o creme e a paçoca de castanha de caju, o pão de mel de arroz (sem glúten), e o biscoito e bolo sabor limão; a Epicuro mostra o primeiro molho orgânico de salada do Brasil, produzido com semente de papaia; a Rudá Orgânicos divulga o seus novos bolos de frutas e de milho com goiabada, além do pão doce rústico; a Ecobras leva para a feira dois novos tofus: com salsa e do tipo firme (com maior teor de soja) e lança também a linha Prato Feito, incluindo três sabores: moqueca de tofu, strogonoff de tofu e tofu ao molho madeira; a Ecobio lança três produtos de sua linha Saúde: farinhas de feijão branco e de soja, ambas em alto vácuo, e linhaça dourada em grãos, e a Nuttra Organic Ice Cream e a Skibel apresentam, em primeira mão, sua linha de sorvetes orgânicos nos sabores açaí, acerola, amora e morango (com pedaços de frutas), manga e maracujá.

Em stand próprio, a Coopernatural divulga seus sabonetes de própolis e de eucalipto com hortelã; o Sítio do Moinho , com seus tradicionais pães, hortaliças e grãos, lança o agave, adoçante natural produzido a partir de um cactus do México; a ViaPaxBio apresenta o achocolatado Kids, direcionado ao público infantil, e uma nova linha de molho de tomate; e a Reserva Fólio mostra o fortalecedor de unhas de andiroba; o leite hidratante corporal de aloe vera, calêndula e lavanda; a loção cremosa de cupuaçu, e uma linha variada de sabonetes e máscaras faciais. Participam ainda da Biofach as empresas Korin, Breyer, Preserva Mundi, Salvaterra , e as marcas Porto Morretes (cachaça) e Dom Spinosa (vinagres).

BioFach AL 2009 promove mesa redonda sobre orgânicos e a nova Lei de alimentação escolar

Cosméticos, vinho orgânico e o projeto comprador são destaques no evento

A mais importante feira de orgânicos do mundo pauta no Brasil, uma mesa redonda para discutir a introdução da cultura de orgânicos na educação e o acesso das crianças e adolescentes com o tema: “Orgânicos na Alimentação Escolar”, nas esferas federais, estaduais e municipais. “O tema ganha força esse ano com a aprovação da Lei nº 11.947, de junho de 2009, que traz alterações muito positivas tanto para o consumo quanto para a produção dos nossos orgânicos. O Programa de Alimentação Escolar passará a atender os alunos do ensino médio também, e aumenta de 36 para 43 milhões o número de merendas escolares do país. Sendo que, 30% desses recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas", explica Maria Beatriz Martins Costa, co-realizadora da BioFach AL e ExpoSustentat e diretora do Planeta Orgânico.

A previsão é de que a medida poderá beneficiar cerca de 69 mil famílias de pequenos produtores, com um recurso estimado em R$ 600 milhões. A nova Lei estabelece que o Programa de Alimentação Escolar privilegie o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados que respeitem os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade. A preocupação com a sustentabilidade e diversificação agrícola da região voltada para uma alimentação saudável e adequada, produzidos em âmbito local, pode "dispensar o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local e os alimentos atendam às exigências do controle de qualidade estabelecidas pelas normas que regulamentam a matéria. “Mas, por outro lado, a Lei também condiciona o atendimento do percentual de 30% de compra direta da agricultura familiar, à emissão de documento fiscal correspondente, ao fornecimento regular e constante dos gêneros alimentícios e ao atendimento das condições higiênico-sanitárias adequadas. Daí nossa preocupação com a organização dos agricultoras para atender ao desafio e ao grande mercado da alimentação escolar. Realizaremos uma mesa redonda com especialistas no dia 30 de outubro em que serão apresentadas experiências de sucesso, de estados como Espírito Santo, Paraná e São Paulo”, completa Maria Beatriz.

Novas empresas no setor de cosméticos naturais brasileiros


O setor de cosméticos da BioFach América Latina contará com novos participantes em 2009. Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) participará na edição deste ano. O Estado do Paraná terá um grupo de empresas participando. A Harmony Cone, empresa americana, lançará uma linha de produtos terapêuticos e higiene pessoal.

Projeto Comprador 2009 trará o maior número de importadores norte-americanos do setor orgânico


O Projeto Comprador, parceria entre OrganicsBrasil e Planeta Orgânico, será realizado novamente na BioFach América Latina deste ano. Entre os importadores confirmados estão alguns dos principais distribuidores de produtos orgânicos nos Estados Unidos. Third Coast Produce, distribuidor de frutas, legumes e verduras no Estado do Texas, a representante de marcas próprias da rede de varejo H-E-B também confirmou presença. A rede H-E-B, sediada no Texas, possui mais de 300 lojas nos Estados Unidos e México com faturamento que ultrapassou 11 bilhões de dólares.



Argentina, Brasil e Uruguai ganha nova área de Vinhos Orgânicos este ano

“Pequena, mas muito promissora”, conta Maria Beatriz, a organizadora dos eventos. A nova área de vinhos orgânicos, terá cinco empresas em 2009.
A Fundación Exportar, órgão federal responsável pela promoção da exportação na Argentina, trará mais duas vinícolas orgânicas. O país é referência internacional neste setor, inclusive premiada na BioFach de Nuremberg, na Alemanha. Do Brasil, a Vinícula Garibaldi estará presente promovendo a linha de vinhos orgânicos desenvolvidos no Rio Grande do Sul.

A sétima edição da BioFach América Latina e quinta da ExpoSustentat será realizada de 28 a 30 de outubro no Transamérica Expo Center, São Paulo.
Um público de negócios acima de 9 mil visitantes é esperado para 2009, sendo quase 10% do exterior. Na edição de 2008, foram mais de 8 mil visitantes, dos quais 40% representantes do varejo, atacado e comércio exterior.
Mais de 15 países presentes nas feiras e conferências, como Alemanha, India, Argentina, Uruguai, Colombia,, Peru, Equador, a lista se estende pelos continentes do planeta. Em sua sétima edição, a feira terá recorde de expositores internacionais e a expectativa é a mesma quanto aos visitantes do exterior.


BioFach AL e ExpoSustentat 2009 será a maior reunião de experiências sustentáveis internacionais no Brasil

Pegada alimentar em grandes eventos, bolsa especializada em produtos certificados, crescimento de cosméticos orgânicos e pesca sustentável

Líderes brasileiros e de várias partes do mundo já confirmaram presença para as conferências que começam no próximo dia 28





No próximo dia 28 de outubro, às 13h00 será aberta à versão latina da maior feira de orgânicos e sustentabilidade do mundo: a BioFach AL e ExpoSustentat, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo. Neste ano, para as palestras que acontecem simultaneamente as feiras, o público recebe Bent Mikkelsen, professor da Universidade de Allsborg, na Dinamarca que falará sobre: “Desafios para uma Copa 2014 Sustentável e Rastreabilidade de Alimentos em Grandes Eventos, Pontos de Sinergia”. O especialista tem ainda a chancela de ser um dos participantes dos preparativos do COP15, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e a palestra do Bent acontece no dia 30, às 17h20, no painel da Copa Sustentável. Confirme sua presença com a assessoria de imprensa pelo e-mail: imprensa@galeriadecomunicacoes.com.br.


“Conseguimos reunir um time de primeira que sai de seu país para vir nos contar suas ricas experiências com a sustentabilidade. São líderes de várias partes do mundo com lastro e muita atuação pelo nossa pauta em debate. Maritta Koch Weser, por exemplo, que virá para falar sobre a criação de uma bolsa de negócios especializada em produtos certificados, tem uma trajetória ímpar. É PhD das Universidades de Bonn e Colonia e ensinou Antropologia e Estudos da América Latina na Universidade de George Washington. Tem uma carreira de sucesso como antropóloga e ambientalista com experiência na América Latina, Ásia, África, Meio Oriente, Europa e paises da antiga União Soviética. Trabalhou durante 20 anos no Banco Mundial, acompanhando e desenvolvendo programas e sustentáveis. Atualmente é presidente do Earth3000, uma organização internacional sediada na Alemanha para o apoio e inovação a projetos ambientais, e membro do Social Stock Exchange Association – SSE e coordenadora do programa “Amazonia em Transformação: Historia e Perspectivas” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo”, nos conta Maria Beatriz Martins Costa, co-organizadora dos eventos e diretora do Planeta Orgânico.

Pegada alimentar em grandes eventos “food print” - Grandes eventos atraem um grande número pessoas e provocam um significativo impacto climático. Alimentação é uma das partes básicas de um evento e, um terço do impacto climático criado pelo homem é conseqüência da grande produção de alimento para estes grandes eventos. Na esteira desses debates, os organizadores de eventos estão começando a focar sua responsabilidade no cuidado com o meio ambiente e com o clima. O painel Copa Sustentável com Produtos Orgânicos que ocorrerá no dia 30, logo após a palestra do Bent, terá a participação dos Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário, do Sebrae, do grupo Pão de Açucar, do Grupo de Soluções em Alimentação - a GRSA - de Ingo Plöger, Organics Brasil, com a moderação do Planeta Orgânico.

BioFach AL e ExpoSustentat fará compensação de carbono - “Essa responsabilidade social emergente começa também a incluir a responsabilidade com a comida saudável oferecida, com a saúde do público e, com a comunidade que o cerca. Nós temos uma parceria com o Instituto Ecossistemas que trabalha com a Soil and More e que está cuidando do projeto de compensação de carbono para a BioFach AL e a ExpoSustentat e nos parece ser o primeiro e único evento brasileiro que está tomando esse cuidado”, ressalta Maria Beatriz. A palestra de Bent Mikkelsen mostrará como algumas marcas já estão “esverdeando” e buscando agregar produtos saudáveis a catering de grandes eventos. Ele explicará como os eventos esportivos, os clubes, as escolas e comunidades locais podem criar sinergia entre si, visando proteger a saúde dos patrocinadores, dos torcedores , incluindo os jovens e alunos escolares. E discutirá o papel que a alimentação orgânica poderá ter em relação a grande escala para os caterings de eventos.

Bolsa especializada em produtos certificados – Maritta virá a BioFach AL e a ExpoSustentat e será palestrante no dia 29, às 17h20, com o tema “Rainforest Exchange”. Trata-se da criação de uma bolsa especializada em sustentabilidade e produção sócio-ambiental originários da floresta nativa. O Rainforest Exchange prevê, acoplados, um commodities e um stock Exchange. Propõe-se que a comunidade financeira estabeleça em paralelo, fundos de inversão, como por exemplo, o “Rainforest Investments”. “Muito importante o debate da Maritta e chama atenção das grandes instituições financeiras para um diálogo na linguagem deles. Somos apoiadores da idéia no Brasil”, reforça Maria Beatriz.


Cosméticos orgânicos - Frank Venjakob, diretor de eventos da Nuremberg Messe a matriz responsável pela realização dos eventos no mundo, virá ao Brasil para falar do alto potencial que representa o setor de personal care - higiene, cosméticos e perfumaria. Ele é também o idealizador da Vivaness, evento que acontece em paralelo a BioFach na Alemanha dedicado ao tema e que faz enorme sucesso, além de quase dobrar de tamanho a cada ano. “É um mercado muito dinâmico que fortalece o conceito de preservação ambiental, saúde e compromisso social. O faturamento das indústrias deste setor aumenta em cerca de 1 bilhão de dólares, ao ano. Nos EUA, o mercado é acima de 7 bilhões de dólares. Só na Alemanha consome-se o equivalente a 672 milhões de euros. O que representa um market-share de cerca de 5% de todo o mercado. Empresas como Dr.Hauschka, Weleda, Lavera, Logona e Primavera colocam a Alemanha como uma das principais indústrias do setor, no mundo. No Brasil, a distribuição de cosméticos naturais e orgânicos ainda se encontra concentrada nos mercados orgânicos tradicionais como supermercados, entregas à domicílio e lojas de produtos naturais. Porém, há um vasto mercado doméstico a ser explorado. Estima-se que temos hoje no Brasil cerca de 5.500 farmácias de manipulação. Muitas delas, já comercializam cosméticos naturais e orgânicos e possuem interesse em ingredientes deste setor. Somente no Estado de São Paulo, temos aproximadamente 2.200, dos quais 700 na grande São Paulo”, explica Maria Beatriz, a organizadora dos eventos. A palestra de Frank acontece no dia 29, às 13h30.


Pesca sustentável e o primeiro restaurante certificado dos Estados Unidos – Steven Damato tem uma trajetória de destaque nos EUA com as ações orgânicas e sustentáveis de alimentação. Fundou, junto com a badalada chef Nora Pouillon, o primeiro restaurante certificado orgânico no país, em Washington. Ele criou a empresa Changing Seas e virá ao Brasil para participar do Painel Água e Pesca Sustentável que acontece no dia 29, às 16h00. Ele promove a pesca sustentável no EUA, o cuidado com a pesca no mundo e virá ao Brasil também para conhecer possíveis parceiros para o seu projeto sobre o tema. A agricultura usa pulverizadores com baixa eficiência e 50 a 80% dos agrotóxicos vão para o solo, ou caminham na atmosfera por quilômetros. E com as chuvas e enxurradas os produtos contaminam os rios e lagos. Nos lagos, o lodo contaminado fertiliza e nutre o fitoplâncton (algas), zooplâncton (animais microscópicos) e toda a cadeia trófica (alimento). Os inseticidas clorados (BHC, DDT), organoclorados (Dicofol) e dioxinas (2-4-5 T = agente laranja) sofrem concentração de 1 para 25.800.000 vezes na cadeia de alimentos. Como todos os solos cultivados têm em média 2 mg de inseticida organoclorado por quilo, a erosão já contaminou todos os lagos e mares com os agrotóxicos.

Os estudos sobre os efeitos hormonais dos organoclorados, dioxinas e dicarboximidas demonstraram que estas moléculas imitam o estrógeno (hormônio feminino) e andrógeno (hormônio masculino). Devido à contaminação dos grandes lagos, a pesca foi proibida para consumo humano e com isso as frotas pesqueiras entraram em crise. Como alternativa passou-se a usar o pescado como alimento para a criação de visons, lontras e raposas. Na primeira geração tudo correu bem, mas em seguida os animais não procriaram. Os peixes e rãs por viverem na água sofrem os efeitos dos pesticidas em doses menores e, por isso, as rãs estão desaparecendo nas águas territoriais. Essas e outras questões serão debatidas também no mesmo painel, pelo Centro de Pesquisas Mokiti Okada que irá abordar o tema “ Interferência dos pesticidas agrícolas na sustentabilidade da pesca.”





BioFach América Latina e ExpoSustentat: 28, 29 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, São Paulo

A BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e conferências com pavilhões específicos de outros países e vários eventos paralelos. De cunho econômico, como as rodadas de negócios com compradores internacionais apoiado pela APEX, e forte ação dos que focam a ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos, como os workhops gastronômicos com a participação de chefs e formadores de opinião. Cosméticos orgânicos, chocolate em pó e inúmeras novidades de processados orgânicos bem como os in natura, peixes, camarões e agora o salmão compõem a maior variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço, na América Latina. O evento também é realizado todos os anos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e, em 2007, teve a sua primeira versão na China, para aproveitar a sinergia criada pelas feiras em todo o mundo por intermédio da Nuremberg Global Fairs. A realização dos eventos no Brasil tem alavancado as exportações dos orgânicos latino-americanos, em especial para países como Estados Unidos e para a Comunidade Européia. O circuito internacional atrai investidores estrangeiros que têm a garantia da marca BioFach quanto à certificação dos produtos.


As parcerias internacionais atraem palestrantes estrangeiros, presidentes das principais certificadoras internacionais e lideranças mundiais renomadas, que vêm conferir e fomentar os orgânicos da região considerada um celeiro para o setor no mundo. As principais entidades públicas e do segmento, aproveitam o evento para discutirem suas diretrizes. As perspectivas do setor orgânico são compatíveis com economias de países como o Brasil, porque aumentam o manejo agrícola que não agride o solo com agrotóxicos, gera mais empregos, protege a qualidade da água e produz alimentos mais saborosos, entre outras vantagens. Pelos estudos que o Planeta Orgânico vem desenvolvendo em parceria com o projeto BioFach América Latina, a porcentagem de terras orgânicas brasileiras deverão aumentar consideravelmente nos próximos anos, bem como os investimentos voltados para o aumento do consumo interno.

A ExpoSustentat - Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis será realizada pela quarta vez, e trará para o mercado resultados que farão a diferença para um planeta melhor: produtos e serviços que não esgotem as reservas naturais do país, que estejam comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Dentro desse conceito, cada vez mais empresas e organizações apóiam e promovem a sustentabilidade por intermédio de diversas iniciativas, desde educacionais até em investimentos específicos. Uma das principais atrações da ExpoSustentat é a Sala Andes Amazônia com produtos artesanais e exóticos da região. Palestrantes brasileiros e internacionais estarão na ExpoSustentat 2008 para falar de pagamentos de serviços ambientais, cosméticos, biodiversidade, mercado justo, construção sustentável, entre outros.




Visitem os sites:
www.biofach-americalatina.com.br
www.exposustentat.com.br
www.planetaorganico.com.br


Equivalência para os orgânicos entre Brasil e Alemanha aguarda ajuste do mercado interno as novas regras, explica especialista

Realização da BioFach AL e ExpoSustentat 2009 reforçam o apoio alemão aos orgânicos nacionais

O Encontro Econômico Brasil Alemanha que ocorreu na semana passada, em Vitória, trouxe boas notícias ao setor do agronegócio orgânico. “O Brasil realmente caminha para a equivalência da lei que rege o mercado alemão o quê nos dá a oportunidade de abertura com a União Européia, mas para efetivar o processo devemos aguardar até o final deste ano, período em que nosso mercado interno termina a adequação a lei que é recente”, explica Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico e co-responsável pela organização das feiras BioFach AL e ExpoSustentat.

O próximo passo será o pedido de reconhecimento como país “terceiro”. Argentina e Israel, por exemplo, já fizeram o processo e interagem com a Alemanha com o reconhecimento da legislação, aos moldes do que pede o governo alemão e há um enorme barateamento de todo o processo. O Brasil já mandou a instrução normativa dentro do acordo da OMC, mas aguarda até o fim do ano para fazer a publicação. “Devemos estar com todos os procedimentos implantados e funcionando bem no mercado interno. E depois iremos dialogar com a Alemanha e com a União Européia também por intermédio de nossa comissão brasileira em Bruxelas”, conta Rogério Dias, coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tanto para Maria Beatriz quanto para o Rogério, o encontro deixa claro que o tema agricultura orgânica é visto como uma necessidade para um consumidor muito consciente e exigente e preocupado com consumo sustentável, que é o alemão. Mercados como o dos Estados Unidos, da Alemanha e da Itália são formadores de opinião de consumo no mundo e, todo o envolvimento alemão com o mercado orgânico brasileiro, aponta um apoio para estruturar melhor e fortalecer o processo no Brasil.

Rogério afirma que o trabalho que vem sendo feito no mercado interno é muito importante para a infra-estrutura de exportação de orgânicos. “O aumento de produção vai acontecer por uma questão de mercado e isso depende de vários fatores, como a melhora de consumo no mercado interno. Assim aumentamos as chances de conquista do mercado internacional, melhorando nossa estrutura de produção, freqüência de produção e envio, mas acredito no trabalho conjunto dos mercados interno e externo para todo esse crescimento”, completa.

BioFach AL e ExpoSustentat 2009

Desde 2006 o Planeta Orgânico faz parte do Grupo de Agribusiness Brasil-Alemanha que promove aproximação do agronegócio dos dois países. É a empresa responsável pela organização dos eventos BioFach AL e ExpoSustentat no Brasil, maior feira de orgânicos do mundo, realizada hoje em parceria com a NurembergMesseBrasil e, até o ano passado, com a Nuremberg alemã. O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com a Fundação Agricultura e Ecologia da Alemanha (Soel), por exemplo, o consumo mundial de orgânicos tem crescido 30% ao ano e movimentado mais de US$ 30 milhões em exportações brasileiras, US$ 200 milhões em vendas no Brasil, US$ 13 bilhões em vendas só nos Estados Unidos e US$ 30 bilhões no mundo. Em recente artigo, o jornalista norte-americano Thomas Friedman declarou que "o verde se tornou geoestratégico". Para Maria Beatriz, Friedman não está sozinho em sua afirmação. “Inúmeras vozes de diversos países têm alertado para a importância e a urgência de todos os segmentos da sociedade se comprometerem com a sustentabilidade, compromisso este que não pode mais ser adiado”, explica comentando que “nesta constante busca pela Economia Verde, os orgânicos têm papel de destaque por atuarem desde a responsabilidade social até a preservação ambiental, passando pela saúde”.

Temas como “Mercado Non GMO” foi abordado nesse encontro do Grupo de Agribusiness pelo presidente da ABRANGE - Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados - César Borges que ressaltou a crescente demanda por estes produtos. A entidade fará exposição na ExpoSustentat 2009 em conjunto com o Instituto Biodinâmico Brasileiro e Nikolas Bock, trader da Bolsa de Commodities de Chicago. Até o momento as ações para o atendimento dessas necessidades eram feitas individualmente pelas empresas de modo não coordenado. O mercado europeu, maior consumidor de produtos não geneticamente modificados, chegou a questionar a existência de uma oferta sistemática e segura de grãos e derivados de soja e milho não transgênicos. Segundo César Borges, a ABRANGE tem como missão principal a unificação desses esforços, tornando-se a entidade representativa desse setor, congregando desde produtores de sementes até as indústrias de processamento numa tarefa constante de aprimoramento de todos os elos dessa cadeia produtiva.

Importante representante do Espírito Santo, presente na BioFach AL e no Grupo de Agribusiness, Hélio Orlando Menegueli levantou a necessidade dos grupos produtores locais buscarem alternativas para a comercialização dos produtos. Ele é gerente de projetos estratégicos da Chão Vivo e, a produção orgânica do Estado do Espírito Santo, sobretudo de base familiar, tem no café a principal base econômica. O Espírito Santo investe e vem colhendo resultados com sua agricultura orgânica, estará presente na BioFach AL tanto como expositor, como palestrante no painel “Orgânicos e Merenda Escolar”, onde será apresentado o projeto de inclusão de produtos orgânicos na merenda escolar do município de Vitória, com o tema “ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA: Uma mudança saudável de hábito”


BioFach América Latina e ExpoSustentat: 28, 29 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, São Paulo

A BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e conferências com pavilhões específicos de outros países e vários eventos paralelos. De cunho econômico, como as rodadas de negócios com compradores internacionais apoiado pela APEX, e forte ação dos que focam a ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos, como os workhops gastronômicos com a participação de chefs e formadores de opinião. Cosméticos orgânicos, chocolate em pó e inúmeras novidades de processados orgânicos bem como os in natura, peixes, camarões e agora o salmão compõem a maior variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço, na América Latina. O evento também é realizado todos os anos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e, em 2007, teve a sua primeira versão na China, para aproveitar a sinergia criada pelas feiras em todo o mundo por intermédio da Nuremberg Global Fairs. A realização dos eventos no Brasil tem alavancado as exportações dos orgânicos latino-americanos, em especial para países como Estados Unidos e para a Comunidade Européia. O circuito internacional atrai investidores estrangeiros que têm a garantia da marca BioFach quanto à certificação dos produtos.

As parcerias internacionais atraem palestrantes estrangeiros, presidentes das principais certificadoras internacionais e lideranças mundiais renomadas, que vêm conferir e fomentar os orgânicos da região considerada um celeiro para o setor no mundo. As principais entidades públicas e do segmento, aproveitam o evento para discutirem suas diretrizes. As perspectivas do setor orgânico são compatíveis com economias de países como o Brasil, porque aumentam o manejo agrícola que não agride o solo com agrotóxicos, gera mais empregos, protege a qualidade da água e produz alimentos mais saborosos, entre outras vantagens. Pelos estudos que o Planeta Orgânico vem desenvolvendo em parceria com o projeto BioFach América Latina, a porcentagem de terras orgânicas brasileiras deverão aumentar consideravelmente nos próximos anos, bem como os investimentos voltados para o aumento do consumo interno.

A ExpoSustentat - Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis será realizada pela quarta vez, e trará para o mercado resultados que farão a diferença para um planeta melhor: produtos e serviços que não esgotem as reservas naturais do país, que estejam comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Dentro desse conceito, cada vez mais empresas e organizações apóiam e promovem a sustentabilidade por intermédio de diversas iniciativas, desde educacionais até em investimentos específicos. Uma das principais atrações da ExpoSustentat é a Sala Andes Amazônia com produtos artesanais e exóticos da região. Palestrantes brasileiros e internacionais estarão na ExpoSustentat 2008 para falar de pagamentos de serviços ambientais, cosméticos, biodiversidade, mercado justo, construção sustentável, entre outros.


Planeta Orgânico participa do Grupo de Agribusiness no Encontro Econômico Brasil Alemanha


Equivalência para a legislação entre os países compõe a pauta de orgânicos


De um lado, o maior consumidor de orgânicos da Europa e, do outro, um grande produtor de orgânicos do mundo. Entre os dois países - a Alemanha e o Brasil – formou-se um Grupo de Agribusiness que se encontra todos os anos e reúne líderes do setor como ministros da agricultura e participantes da cadeia do agronegócios. Presente no seleto grupo desde 2006, a especialista em orgânicos e co-responsável pela realização da BioFach AL há sete anos no Brasil, Maria Beatriz Martins Costa, participa para levar adiante a proposta de equivalência da legislação de orgânicos entre os dois países, o que abrirá uma nova relação comercial para nossos orgânicos em toda a União Européia.

"A agenda positiva com o reconhecimento direto na comercialização entre os dois países já foi aceita pelo Ministério da Agricultura da Alemanha e, para dar continuidade a essa ação, vamos ao encontro discutir pontos em comum que facilitem o trânsito europeu de nossos orgânicos. Vamos agora estudar um afinamento dos processos técnicos entre os países", explica Maria Beatriz, também diretora do Planeta Orgânico, referência para o setor no país. O encontro acontece em Vitória, no Espírito Santo, de 30 de agosto a 01 de setembro. Na prática, a proposta trará enorme economia e agilidade para o setor. Para exportar, o produtor brasileiro deve respeitar as normas dos mercados externos e obter as certificações que seguem as regras de cada continente. Não há um norma internacional. Existe a certificação européia, a japonesa, a norte-americana, entre outras.

De acordo com a Fundação Agricultura e Ecologia da Alemanha (Soel), por exemplo, o consumo mundial de orgânicos tem crescido 30% ao ano e movimentado mais de US$ 30 milhões em exportações brasileiras, US$ 200 milhões em vendas no Brasil, US$ 13 bilhões em vendas só nos Estados Unidos e US$ 30 bilhões no mundo. Em recente artigo, o jornalista norte-americano Thomas Friedman declarou que "o verde se tornou geoestratégico". Para Maria Beatriz, Friedman não está sozinho em sua afirmação. “Inúmeras vozes de diversos países têm alertado para a importância e a urgência de todos os segmentos da sociedade se comprometerem com a sustentabilidade, compromisso este que não pode mais ser adiado”, explica comentando que “nesta constante busca pela Economia Verde, os orgânicos têm papel de destaque por atuarem desde a responsabilidade social até a preservação ambiental, passando pela saúde”.

"Vamos ao encontro mostrar como está a legislação brasileira e a proposta de equivalência. O credenciamento aos órgãos externos fica muito oneroso para os nossos produtores ao passo em que a equivalência feita entre os ministérios trará barateamento do custo Brasil e tornará nossos orgânicos mais competitivos. A Europa é um grande consumidor de orgânicos brasileiros e, a Alemanha, o maior mercado consumidor do continente", reforça Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, que apresentará as instruções normativas de nossa regulamentação durante o encontro em Vitória.

Do ponto de vista técnico, a compatibilidade da certificação alemã com a brasileira passará a ter os mesmos processos e etapas para que o mercado europeu aceite comprar sem riscos e com o mesmo resultado de segurança. Em parceria a realização do têrmo de equivalência proposto por Maria Beatriz no Grupo Agribusiness Brasil Alemanha, Rogério Dias chancela o trabalho do

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BioFach América Latina e ExpoSustentat: 28, 29 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, São Paulo

A BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e conferências com pavilhões específicos de outros países e vários eventos paralelos. De cunho econômico, como as rodadas de negócios com compradores internacionais apoiado pela APEX, e forte ação dos que focam a ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos, como os workhops gastronômicos com a participação de chefs e formadores de opinião. Cosméticos orgânicos, chocolate em pó e inúmeras novidades de processados orgânicos bem como os in natura, peixes, camarões e agora o salmão compõem a maior variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço, na América Latina. O evento também é realizado todos os anos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e, em 2007, teve a sua primeira versão na China, para aproveitar a sinergia criada pelas feiras em todo o mundo por intermédio da Nuremberg Global Fairs. A realização dos eventos no Brasil tem alavancado as exportações dos orgânicos latino-americanos, em especial para países como Estados Unidos e para a Comunidade Européia. O circuito internacional atrai investidores estrangeiros que têm a garantia da marca BioFach quanto à certificação dos produtos.

As parcerias internacionais atraem palestrantes estrangeiros, presidentes das principais certificadoras internacionais e lideranças mundiais renomadas, que vêm conferir e fomentar os orgânicos da região considerada um celeiro para o setor no mundo. As principais entidades públicas e do segmento, aproveitam o evento para discutirem suas diretrizes. As perspectivas do setor orgânico são compatíveis com economias de países como o Brasil, porque aumentam o manejo agrícola que não agride o solo com agrotóxicos, gera mais empregos, protege a qualidade da água e produz alimentos mais saborosos, entre outras vantagens. Pelos estudos que o Planeta Orgânico vem desenvolvendo em parceria com o projeto BioFach América Latina, a porcentagem de terras orgânicas brasileiras deverão aumentar consideravelmente nos próximos anos, bem como os investimentos voltados para o aumento do consumo interno.

A ExpoSustentat - Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis será realizada pela quarta vez, e trará para o mercado resultados que farão a diferença para um planeta melhor: produtos e serviços que não esgotem as reservas naturais do país, que estejam comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Dentro desse conceito, cada vez mais empresas e organizações apóiam e promovem a sustentabilidade por intermédio de diversas iniciativas, desde educacionais até em investimentos específicos. Uma das principais atrações da ExpoSustentat é a Sala Andes Amazônia com produtos artesanais e exóticos da região. Palestrantes brasileiros e internacionais estarão na ExpoSustentat 2008 para falar de pagamentos de serviços ambientais, cosméticos, biodiversidade, mercado justo, construção sustentável, entre outros.

26 outubro 2009

BMW G 650 GS será montada no Brasil

Vendas da marca crescem e o Brasil se torna o único mercado fora da Alemanha a produzir motos BMW no regime CKD.

Que o Grupo BMW está num ótimo momento no mercado brasileiro não é novidade. Contudo, a BMW Motorrad, divisão de Motos do Grupo, merece destaque. Desde que passou a investir em motocicletas de 500 cilindradas, as vendas da marca alemã cresceram. Até setembro deste ano, foi registrado aumento de 17% nas vendas, indo na contramão do mercado, que teve retração de 10%.

O crescimento se deve a uma maior ofensiva de produtos, com seis novos modelos no mercado, com destaque para a linha K, que sofreu mudanças na motorização. Além disso, a BMW investiu em novos postos de distribuição, com a inauguração de duas revendas esse ano, em Brasília e Belo Horizonte passando de 8 a 10 pontos de vendas no país. Em 2010 a empresa pretende ampliar ainda mais a sua presença confirmando novas revendas em São Paulo e Salvador.

A principal estratégia da marca vai acontecer em dezembro. Pela primeira vez, a BMW vai montar uma moto fora da Alemanha. Será a primeira linha de montagem CKD, em parceria com a fabricante Dafra, em Manaus. Por enquanto, apenas o modelo G 650 GS será montado no Brasil, com comercialização prevista para janeiro. “Depois de muito analisar possíveis parceiros, escolhemos a Dafra para realizar esse projeto. Técnicos estão em Berlim sendo treinados e a partir de janeiro de 2010 começaremos a produção”, afirma Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil.

Esta será a motocicleta de entrada da marca, que virá com ABS, garantia de 2 anos, cavalete central e pisca alerta de fábrica, ao valor de R$ 29.800. A expectativa da marca bávara é vender 1000 unidades no primeiro ano de produção.

22 outubro 2009

ALUNOS... INTELIGENTES.. (?)

Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!
( Faz sentido!)

Professor:- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor:-Mais depressa!
Aluno:- Nós corremos, vós correis, eles correm!
(E não é verdade?)

Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo muito mau, senhor professor.
(alguma dúvida?)

Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois, senhor professor.
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!
(a lógica explica...certinho!)

Dois alunos chegam tarde à escola e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde, senhor professor! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
(fisicaquanticamente falando quem discute??? está certo!)

Professor: Pode dizer-me o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno: Sim, senhor professor. Um queijo e quatro vacas..
(me diga onde ele errou?)

Um aluno de Direito a fazer um exame oral: O que é uma fraude?
Responde o aluno: É o que o Sr. Professor está a fazer.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se...
Diz o aluno: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!
(E então... na logica...)

PROFESSORA: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
(????? )

PROFESSORA: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira.
(sem comentários)

PROFESSORA: Artur, a tua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do seu irmão. Você copiou?
ARTUR: Não, professora. O cão é que é o mesmo...

PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora.
(kkkkk)

16 outubro 2009

NB Press abre vagas para assessoria de imprensa

A NB Press Comunicação anuncia a abertura de três vagas para as áreas de Coordenação de Contas, Gerência de Contas e Assistente de Contas.
Para vaga de Coordenação, é necessário inglês fluente, disponibilidade para viagens e trabalhos em finais de semana. A coordenadora irá atuar na liderança com as equipes, controle minucioso de prazos, revisão de textos e coordenação detalhada de atividades de clientes de variados segmentos como entretenimento, tecnologia da informação, e-commerce, educação, entre outros.
A vaga também exige profissional altamente dedicado para acompanhamento full time e geração de ideias junto à diretoria para resultados diferenciados em assessoria de imprensa.
Para gerência de contas, a agência busca profissional formado em jornalista e relações públicas, com experiência em tecnologia da informação, redes sociais, marketing digital e e-commerce. O colaborador atenderá a quatro clientes e precisa trazer no mínimo dois anos de assessoria de imprensa, com atuação estratégica para sugestões de pauta com grande imprensa (rádio, TV, jornais e revistas, além da internet), excelente texto, gostar de telefone para contato permanente com jornalistas e ter foco em resultados.
A vaga de assistente de contas necessita de um estagiário em jornalismo ou relações públicas para trabalhar meio período, preferencialmente entre o segundo e o terceiro ano. É necessário ser comunicativo, articulado, ter bom texto e trazer noções de assessoria de imprensa.
Para todas as vagas, é fundamental ser comunicativo, proativo, dinâmico e ter facilidade para trabalho em equipe.
Os interessados podem enviar o CV para fabianoandrade@nbpress.com com pretensão salarial e no assunto do email o cargo que esta se candidatando.
Só serão aceitos CV com as informações exigidas acima.

15 outubro 2009

QUAL É O SEU BAIRRO???

Aricanduva: Bairro conhecido como a Veneza Brasileira, ou Pantanal Urbano, tem canais em vez de rua. O problema é que os moradores são tão incompetentes a ponto de fazer a estrutura da casa abaixo do nível da rua, por isso qualquer chuvinha que acontece por lá já mata metade da população. O bairro só não é o menos populoso da cidade porque cada mãe tem dez filhos.

Artur Alvim: É um bairro onde as pessoas se acham da classe média baixa, mas na verdade não passam de pobres miseráveis querendo se comparar aos moradores da Penha, sua estação de metrô é recordista em assaltos, é estipulado que acontecem cerca de 50 assaltos por semana, e lá fica a COHAB I, uma favela vertical cheia de bandidos e tráfico.

Butantã: É a versão do Aricanduva na zona oeste, só que em vez de enchente tem mato, que ocupa quase toda a Cidade Universitária da USP. Talvez o título de Pantanal Urbano seja ainda mais apropriado porque até cobra existe por lá.

Barra Funda: Um lugar torto, abaixo do nível do mar, por causa de um terremoto. Por isso ninguém mora lá. É famoso pela famosa Torre Maligna da Record, que sempre fica girando..., girando lentamente, ou seja, Edir Macedo está de olho em VOCÊ! É também onde fica o prédio do Lalau, mas ninguém liga muito para isso.

Belenzinho: É a filial da cidade em que Jesus nasceu. Guarda grandes semelhanças com a Belém da Galiléia, inclusive no conflito armado de traficantes e infratores da Febem.

Bixiga ou Bela Vista: Conhecido por ser o único bairro onde tem mais torcedor do Parmêêêêraaaa que do Curíntias. Ficou famosa porque por aquelas bandas havia um matadouro e os restos dos animais eram despejados pelas ruas do bairro. É onde tem a maior concentração de teatros da cidade, onde o número de assentos somados dão 4 vezes a população do bairro. O nome 'Bela Vista' é pura ironia atualmente. O que se pode ver de melhor por lá é o prédio do Banespa e o horrendo viaduto Leste-Oeste, onde se costumam registrar em torno de 225 dB de barulho na hora do rush. Totalmente dominado pela Mama Camorra.

Cidade A. E. Carvalho: É um bairro habitado por bandidos de 5ª categoria, que moram nas favelas ou nas COHABs desse bairro medonho e dominado pelo PCC.

Cidade Tiradentes: Lugar feio, sujo e infestado de favelas.. O esgoto corre a céu aberto com medo de balas perdidas. Cidade Tiradentes fica a 3 horas da ponta do mundo, ao passar por Cidade Tiradentes, você cairá num buraco sem fim.

Capão Redondo: É o melhor esgoto da cidade, cuja taxa de homicídios varia entre 3 m/m² (morte por metro quadrado) no verão e 5m/m² no resto do ano. Completamente dominado pelo tráfico.

Carrão: Fica na zona leste e só tem sobrados residenciais. Nem os próprios moradores reconhecem que o bairro existe: quase todo mundo que mora lá diz que mora no Tatuapé, para não ser zoado. NÃO possui uma estação de metrô. A que tem esse nome, vejam só, fica lá pros lados do Tatuapé.

Casa Verde: Versão do Carrão para a zona norte, só que um pouco pior porque nem metrô por lá existe. A Casa Verde é para São Paulo o que o Acre é para o Brasil e a Guiana para a América: ninguém nem lembra que existe.

Ermelino Matarazzo: É onde fica a USP Leste. Totalmente isolado da cidade, só é possível chegar lá de trem. Só tem nordestino.

Freguesia do Ó: Até o nome é feio. Imagine o bairro...

Grajaú e Pedreira: Ambos Ficam a 10 minutos do fim do mundo, de cada 100 habitantes, 80 moram na favela, e 15 morrem antes de responder e 5 assaltam o entrevistador. Os 2 bairros ficam as margens da represa Billings, a praia paulistana cheia de cadáveres e fezes boiando, devidos as favelas, praias sujas e tiroteios constantes, dizem que esses 2 bairros são os que representam bem a elite de São Paulo.

Higienópolis e Pacaembu: Bairros da zelite brasileira decadente. Os moradores são filhos dos barões do café do passado, que já não têm mais porra nenhuma. Só não perderam a pose. Lá há mais judeus por m² do que todo o estado de Israel, motivo pelo qual também é conhecido por Yidishenópolis. São os bairros mais invejados pelos moradores dos Jardins.

Itaim Bahiano: Para os nerds Itaim Paulista, é um bairro parecido com São Miguel Paulista, só que consegue ser pior ainda, cerca de 90% das ruas não são asfaltadas, apenas a Avenida Marechal Tito, que é a principal, tem asfalto, tem 99, 919% dos córregos correndo a céu aberto, apenas na teoria, porque na pratica as favelas tomaram até dos córregos e estão em cima deles, fica mais perto do centro de Guarulhos do que do centro de São Paulo, Chuck Norris foi o 1° a chegar nesse bairro. Diz a lenda que Chuck Norris procurava um banheiro, então como não achou uma privada fez suas fezes ali mesmo no Itaim.

Indiaquera e Baianases: Para os nerds são conhecidos como 'Itaquera' e 'Guaianases'. São compostos 100% pelo pobre clássico: torce para o Corinthians (até a estação do metrô é Corinthians-Itaquera), se espreme no ônibus e no metrô para ir trabalhar do outro lado da cidade como pedreiro, porteiro, empregada doméstica ou operador de telemarketing, e a única diversão no fim de semana é se amontoar no barraco da laje para comer churrasquinho de gato, tomar cerveja e dançar pagode com os amigos.

Ipiranga: Bairro odiado por todos os brasileiros, pois foi aí que Dom Pedro cagou e o Brasil nasceu. Hoje em dia é habitado por uma classe média decadente.

Itaim Bibi: Bairro onde só tem riquinhos, como pattys e boyzinhos, que se acham a última bolacha do pacote.

Jabaquara: Tem sua população composta de 1% de moradores, 25% de habitantes do ABC que fazem baldeação dos ônibus da Metra pra linha Azul do Metrô e 74% de surfistas, farofeiros e afins que descem pro Reino de Santos. Tem como atração turística os aviões que passam dando rasante tentando descer no porta-aviões, ops, aeroporto de Congonhas. Totalmente dominado pelo tráfico.

Jaguara: Bairro de 'exilados políticos' da União Soviética. Aqui você tem o prazer de escutar as pessoas falando um idioma sem vogais, totalmente diferente do resto da cidade!!! Além de você nunca saber onde fica a padaria ou o boteco por aquelas letras toscas. Único lugar do mundo onde as pessoas têm orgulho de serem russas ou polacas. Dominada pela Máfia Russa e pela Reversal Russa.

Jaguaré: É um bairro com riquinhos filho de papai que estudam na USP, e pobres miseráveis de mais uma favela que fica na marginal, favela com vista para o Shooping Villa Roubos, é um bairro de grande desigualdade, de um lado os ricos são-paulinos que soltam a franga, e de outro os pobres corintianos assaltantes de carrinho de hot dog.

Jaraguá: Também conhecido como Jaramaica a terra dos regueiros paulistanos e é também o lugar onde localiza-se o monte sagrado Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo e o cartão postal do bairro, de lá pode-se ver o santuário do Silvio Santos, o prédio do SBT.

Jardins: Quatro bairros também da zelite brasileira... É também o maior reduto de concentração de viados por metro quadrado, que se concentram no famoso Shopping Gay Caneca. Simplesmente um LUXOOO!

Jardim Ângela e Jardim São Luís: Só tem favela, traficante e bala perdida para tudo quanto é lado. Diz-se que 110% das moradias desses lugares são favelas. Na verdade morre mais gente lá do que no Iraque. A vantagem para os moradores é que eles podem dizer sem mentir que moram nos Jardins, e na Zona Sul. Apesar de dizerem o contrario, Jeremias nasceu e cresceu lá. Segundo a história, lá era um lugar mais chique do que todo o resto de Londres, mais Chuck Norris chegou lá e não gostou do bairro... O resto como vocês sabem, é história.

Lapa: Mais um bairro paulistano que se divide em quatro, segundo os corretores de Arranha-Céus da Carlos Weber: Lapa de Cima, Lapa de Baixo (essas duas divididas pela Linha do Trem), Parque da Lapa (área próxima ao cemitério, local do ponto final do '8615/10 - Pq da Lapa-Terminal Pq Dom Pedro II') e City Lapa (versão piorada de Moema). Bairro totalmente sem graça de se morar, porque nem reforma se pode fazer nas casas. Famoso pela calma rua 12 de Outubro e pela maior feira livre do mundo, conhecida como Ceasa (ou Ceagesp para os mais nerds). Possui um dos melhores hospitais públicos da América Latina, o SOCORROcabana.

Liberdade: Bairro japonês, mais japonês que Tóquio. Dominado pela Yakuza e por otakus o_O'. À noite, existe uma grande variedade de prostitutas comidas pelo 'Velhinho que comeu e não pagou'.

Marsilac: Segundo o Padre Quevedo, isto non ecziste. Provas disso é que dizem que de lá dá para ver o mar, tem uma reserva de Mata Atlântica e só se chega de helicóptero. Em plena cidade de São Paulo. Reza a lenda que o bairro tem vista para o mar, visto que está a 8 km do litoral.

Moóca: Aí estão os italianos carcamanos maledettos fazedores de pizza e as nonnas. Os habitantes deste bairro são conhecidos como Mooconheiros e são os únicos no país que torcem para o Juventus - de longe, o pior time do Brasil. Na verdade a Moóca é uma espécie de filial napolitana em São Paulo , e até os moradores acham que estão em outra cidade, tanto que inventaram até um hino para o próprio bairro. Dominada pela Máfia.

Moema: Para quem tem dinheiro, é o Éden da cidade. Em nenhum outro lugar do mundo se concentram tantas putas de luxo quanto nesse lugar. Por isso é o lugar preferido escolhido pelos executivos trambiqueiros em geral para morar. O problema é que existem outros trambiqueiros além deles que circulam pelo bairro - o que justifica o alto índice de arrastões que acontece todo dia lá.

Morumbi: Sede do maior estádio da cidade, o ' La Bambinera'. Bairro mais freqüentado pelos moradores dos Jardins - bambis, são-paulinos gays, as mansões dos multibilionários ficam na parte alta, enquanto as favelas ficam na parte baixa. Assim como o Rio de Janeiro que tem a Baía de Guanabara, o Morumbi também tem um esgoto a céu aberto: o Rio Pinheiros (que ainda é mais limpo que a guanabara). No Morumbi também é onde fica mansão de Sílvio Santos, a Domus Abraveneum

Parelheiros: Apesar de tudo, tem a 'honra' de ainda ser chamado de São paulo, fica a 2 horas da outra ponta do mundo, lá mora o carteiro Jaiminho. É um lugar bom para quem não gosta de civilização, pois o homem branco ainda não chegou até lá. Além disso, é desse terminal que sai um ônibus chamado 'Papai Noel'. Se Parelheiros já fica na puta que pariu fim do mundo, imagine Papai Noel.

Penha: É o bairro dos manos. Quem vai até essas quebrada precisa ir prevenido para não olhar para nenhuma mina, nem ir vestindo a camisa do Parmera, senão vai arrumar treta com os truta.

Perdizes/Pompéia: De um lado, só tem os estudantes maconheiros da PUC e músicos decadentes. Do outro, sedia o grande chiqueiro da cidade: o Parque Antártica. Facilmente um carro fica na vertical, pois suas ruas são absurdamente ingremes.

Perus: Bairro misterioso localizado além da civilização.

Pinheiros: Se Moema é o bairro das putas de luxo, Pinheiros é o bairro dos filhos dessas nobres senhoras: quase todos os políticos e ex-prefeitos da cidade moram nesse lugar. Os filhos deles são os vagabundos que passam o dia em algum boteco da Vila Madalena divagando sobre o quão injusta é a sociedade moderna (menos com eles, é claro), e as esposas são outras putas de luxo, que sempre fazem as compras de mês na Daspu. Em pinheiros fica o prédio mais feio
(eufemismo) da cidade, o edifício Villa Europa.

Pirituba: Considerados por muitos como a Acre da cidade, terra de pagodeiros metidos a ricos. Os moradores afirmam que são descendentes de holandeses, só para não dizerem que são simplórios nordestinos. Aliás, o consumo de maconha e a viadagem do bairro são semelhantes a Amsterdã. É a terra de importantes personalidades como a Tua Mãe, Inimigos da HP e Snoopp Dogg. Dominada pelo tráfico.

Ponte Rasa: Todo mundo que mora lá sempre fala que mora na Penha, as unicas pessoas que conhecem esse bairro são as pessoas que usam como rota a Avenida São Miguel.

São Miguel Bahiano: Mais conhecido como 'São Miguel Paulista' pelos nerds, tambem conhecido como o enclave da Bahia na capital: 99,99% dos habitantes são nordestinos, o restante é filho de nordestino, casado com nordestino, ou é amigo de nordestino. É a terra natal do grande cantor da dor de cotovelo Antônio Marcos e da cantora Tecno-Brega-Sertaneja Roberta Miranda. Tem um forte movimento separatista que quer separar o bairro da cidade, pois teve a sua secular autonomia anulada pela Ditadura Militar. A diversão nos finais de semana é encher a cara no Bar do Coquinho e nos 20.000 bares que infestam o bairro (uma média de 1 bar para cada 10 habitantes).. Também pode-se alugar filmes piratas que detonam o seu DVD ou cuidar-se da vida alheia em rodas de senhoras (leia-se fofocas). O esporte do bairro é fazer a famosa TV a gato nos finais de semana, porem com o roubo dos cabos dos postes e a substituição dos mesmos por fibra ótica, o laborioso povo de St. Michael City criou uma nova categoria de comércio: A TV A GATO DIGITAL. É só procurar o seu amigo que fez 3 anos de FATEC e pronto - você tem um cartão de acesso clonado ou um receptor 'batizado' para acessar a Net, a NOSSATV, a SKY, a TVA, etc...; Dominado pelos bandidinhos pés de chinelo que fingem que são do P.C.C. e do tráfico..., mas são tudo uns Zé Manés!

São Mateus: Um dos bairros mais corintianos da zona leste, já dá pra imaginar como é, um bairro favelado, um bairro dividido em 3 distritos na teoria mas, na verdade, são 3 complexos favelisticos, fica perto de cidade Tiradentes e do Fim do Mundo. Os outros 2 distritos são Iguatemi e São Rafael, onde tem muita fazenda e muita invasão de favela. O jardim da conquista, por exemplo, conquistado pelo MST, é o bairro onde os mano e mina da zona leste dança um funk, ou canta racionais, ou dança um axé no maior estilo reboloso.

Santana: Tem o sambódromo e o horto florestal. Fica na zona norte e é habitado por uma classe média decadente que tenta a todo custo imitar os bairros nobres da zona sul, só que sem a mesma competência. É o bairro mais populoso da cidade e ocupa toda a porção norte da cidade de São Paulo. Mesmo quem mora em outros buracos da região como Vila Guilherme, Tucuruvi, Cachoeirinha e Brasilândia invariavelmente dizem que moram em Santana. Antigamente a linha do metrô acabava em Santana, mas os moradores idiotas achavam que na verdade a estação de metrô de Santana era a primeira.

Santo Amaro: O terror dos petistas. Ocupado principalmente por empresas multinacionais e seus CEOs. O curioso é que o bairro também tem dois teatros, mas nenhum shopping decente por perto. É onde se encontra o candidato paulistano às Novas Sete Maravilhas do Mundo: a Estátua do Borba Gato.

Sapopemba: É um bairro onde 90% da população cheira maconha e fuma cocaína, isso mesmo, eles ficam doidões e chegam a esse ponto. Seus lugares mais chiques são o morro do Jardim Elba, onde ficam os maravilhosos barracos que são verdadeiras esculturas de madeira, e por que não a COHAB Teotônio Vilela, onde, gentilmente, moradores não conseguem vivem 5 anos seguidos e morrem de bala perdida, e assim abrem espaço para mais uma familia conseguir seu 'apê' na COHAB. Dizem que a vó da tati quebra barraco morava na sapopemba e foi eleita a miss sapopemba de 1624.

Tatuapé: Bairro dividido em dois pela linha do Metrô. De um lado (onde tem o Corinthians), vivem os pobres do bairro. No outro vivem os novos-ricos, novos-trambiqueiros, novas-bibas e novas-siliconadas. O ícone do bairro é o Seu Creysson, já que todo tatuapeense tem grana, mas não sabe nem assinar o nome. A melhor maneira de irritar um tatuapeense é lembrá-lo de que ele mora na zona leste, uma vez que eles não se misturam com a gentalha. Da parte pobre... Nem vale a pena citar, não tem nada lá além de uma pista de corrida para ônibus que vão pra puta que pariu - também conhecida como Celso Garcia.

Tucuruvi: Lá tem a primeira estação do metrô... Ou seria a última?

Vila Formosa: O bairro se divide em três partes: o cemitério, onde só tem morto, o Jardim ANALia Frango onde moram os pseudo-ricos e o restante do bairro que é totalmente pseudo-ANALia Frango. Quem mora parte leste da Vila Formosa sempre diz que mora no ANALia Frango, que é mais riquinho. E quem mora no timor extremo leste 'Jd.' Vila Formosa diz que mora na 'Vila' Formosa. Assim como quem mora no rio da Vila Antonieta diz que mora no Jd. Vila Formosa.

Vila Madalena: Simplesmente a maior concentração de vagabundos, cachaceiros e filósofos de almanaque do planeta (perde somente para o Rio de Janeiro e Paris).

Vila Maria: É um bairro ultra-poluído, onde existe fluxo e refluxo de caminhão o dia inteiro. Fica na saída para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte. O bairro inteiro é sustentado pelas empresas de transporte de cargas e montadoras de caminhão. É famoso por ter sido base eleitoral de Jânio Quadros. Após sua morte seus acólitos roubaram seu corpo do cemitério e o esconderam em algum galpão abandonado e para alugar (ou seja 80% do bairro) com esperanças de ressucitá-lo algum dia.

Vila Mariana: Bairro de velho, grudado com o Parque do Ibirapuera. Mais da metade das residências são apartamentos de hospitais. As famílias que moram lá se acham ricos, tradicionais e, em maioria, evitam contato com pessoas comuns, contraditos quando comparecem em festinhas juninas em terrenos baldios.

Vila Nova Conceição: Bairro de novos-ricos com cachorros e crianças. É também o cenário preferido da Rede Globo quando a personagem metida da novela mora em São Paulo.

Vila Prudente: Primeiro bairro da Zona Leste entre Ipiranga e Mooca é um bairro onde os moradores acham que são ricos porque compraram um sobradinho e fizeram um esticadinho com laje pra tomar Sol, Muitos vagabundos e maconheiros, muito cara chato e babaca dando uma de bacaninha, onde não saem da padaria Center J, e todo mundo diz que estudou na merda do João XXIII.

Vila Ré: Bairro com maior concentração de fofoqueiros e fofoqueiras por cm³ e não importa para onde vá tem alguém de olho e falando de você. Muitos moradores se negam a falar onde moram devido às piadinhas de duplo-sentido sobre o bairro.

Grande São Paulo: Região periférica da capital que abriga as pessoas que não tem bufunfa. Geralmente, seus moradores gostam de dizer que moram a 25 ou 30 minutos do centro de São Paulo, que numa velocidade de 100km/h significa 42 a 50km, o que significa que na verdade moram em Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Osasco, Carapicuiba, etc... Eles também se gabam de dizer que, dependendo do trânsito é a mesma coisa que se morassem na zona sul e tivessem que trabalhar na zona norte, querendo mentir - para eles mesmos - que também moram em Sào Paulo , apesar de viverem à margem da cidade. A região de maior destaque da Grande São Paulo é a região do alfabeto (como se alguém soubesse ler naquela jossa) ABCDOGHIJKLMNPQRSTUVXYZ, formada pela trilogia dos Santos (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema) e também pelas cidades de, Osasco e Guarulhos. Todas as outras são apenas derivações dessas primeiras tanto em cultura regional quanto em violência, miséria, corrupção de menores e policiais corruptos.

13 outubro 2009

Ericsson apresenta sua visão de sustentabilidade e futuro na Futurecom

A Ericsson (NASDAQ:ERIC), líder mundial em telecomunicações, apresenta na Futurecom a “A Vida em 2020”, um estudo sobre como serão os consumidores e o mercado de telecomunicações no futuro. Sustentabilidade e aplicativos móveis também serão destaques esse ano.

A 11ª edição da Futurecom vai registrar, por meio da Ericsson, como será a vida em 2020. O projeto partiu de dois questionamentos básicos: quais os futuros hábitos e necessidades dos consumidores e quais novas tecnologias serão usadas para aumentar a qualidade de vida.

Durante os três dias de evento, a Ericsson irá demonstrar o que os futurólogos da empresa propõem e apostam para a tecnologia. As demonstrações envolvem inovações como uma televisão que transmite o show na mesma dimensão em que ele é realizado, ou a maleta que permite que o paciente seja examinado pelo médico virtualmente, em sua casa, poupando o deslocamento. Um kit de testes e exames pode ser manuseado pelo próprio paciente e com sistema de vídeochamada para esclarecer dúvidas.

A própria indústria de telecomunicações passará por grandes mudanças, impulsionadas também pelo ingresso de 1 bilhão de consumidores de classe média na economia, principalmente da Ásia. A consolidação de operadores, a colaboração cruzada na indústria e inovação por baixo custo irão redefinir o mercado.

Diante da previsão de um cenário mais competitivo para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em 2020, a Ericsson mantém em constante desenvolvimento não só soluções mas também políticas e atitudes sustentáveis, como a Ericsson Tower Tube, com o novo conceito para a construção de sites com menor agressão no meio ambiente, o recurso BTS Power Saving que reduz o consumo de energia e a emissão de CO2 das redes móveis e também o programa de gerenciamento ecológico para descarte dos produtos Ericsson.

Esses são alguns dos destaques das políticas de Sustentabilidade da empresa, focados no papel das telecomunicações e nocontrole do aquecimento global, lançado este ano e em destaque durante a Futurecom.

Com sua tecnologia inovadora, a Ericsson está desempenhando um papel de liderança em proporcionar uma sociedade livre de carbono. Em 2008, a empresa definiu como meta diminuir em 40% as emissões de carbono nos próximos cinco anos por meio da redução do consumo de energia de suas estações rádiobase GSM e WCDMA.

As telecomunicações tem papel fundamental em propiciar desenvolvimento sustentável, principalmente no que se refere à diminuição da desigualdade entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento, ao utilizar a tecnologia como instrumento para acesso a serviços básicos e de informação.

Essa visão será abordada durante a Futurecom 2009 começando pelo próprio estande da Ericsson, cuja construção será feita só com madeira originada de florestas de plantio com o selo FSC (Forest Stewardship Council). Também serão utilizados materiais 100% reciclados, como na estrutura metálica do mezanino, nos painéis de vidro e na laminação dos pisos e paredes e os tecidos utilizados têm como base 90% de algodão reciclável.

Visite a Futurecom 2009 para saber mais sobre esses assuntos. Além disso, durante o evento, executivos da Ericsson participarão dos seguintes painéis e sessões técnicas:

Dia 14 de outubro, quarta-feira

SESSÃO DE TECNOLOGIA

“Rumo ao LTE” (10h10 às 10h40)
Gilson Cereda, diretor de Rádio

PAINEL DE SOLUÇÕES DE NEGÓCIOS

“Desenvolvendo aplicações para a oferta de serviços pelas operadoras, visando a exploração de novos segmentos de mercado” (11h40 às 13h00)
Jesper Rhode, vice-presidente de Multimídia

PAINEL POLÍTICO-ESTRATÉGICO

“A evolução da banda larga e seus impactos nos negócios atuais e futuros” (14h40 às 15h50)

Lourenço Coelho, vice-presidente Comercial e Marketing

KEYNOTE SPEAKER

A Ericsson traz para a Futurecom Dr. Jeffrey Cole, diretor do Centro de Futuro Digital na USC Annenberg School e diretor do Projeto de Internet Mundial, que atua como especialista no campo de tecnologia e mídia emergente. (16h00 às 16h30)

SESSÃO DE SOLUÇÃO DE NEGÓCIOS

“Ericsson Application Store” (18h às 18h30)

Virgilio Fiorese, gerente de Desenvolvimento de Negócios Multimídia

Dia 15 de outubro, quinta-feira

PAINEL EMPRESARIAL PREMIUM

"Presente e Futuro da Sociedade Conectada” (11h30 às 13h)

Fatima Raimondi, presidente

PAINEL POLÍTICO-ESTRATÉGICO

“Importância da expansão nos mercados de baixa renda e os novos modelos sustentáveis de acesso a internet” (17h20 às 18h30)

André Machado, vice-presidente Comercial

SESSÃO DE MARKETING & BUSINESS

“Serviços Gerenciados” (16h às 16h30)

Luiz Barros, diretor de Serviços Gerenciados

Dia 16 de outubro, sexta-feira

PAINEL DE SUSTENTABILIDADE

“Sustentabilidade Empresarial: Desafios e Oportunidades para as Empresas e para a Sociedade” (09h30 às 10h40)

Luiz Jesus, gerente de Sustentabilidade