PATROCINADOR

08 maio 2012

Nutrimar leva tecnologia para APAS


Empresa de Pescados é a única no Brasil que aposta na rastreabilidade


Pioneira no Brasil com o cultivo do camarão orgânico, a Nutrimar mais uma vez sai na frente e conquista o título de única empresa de Pescados no Brasil a possuir rastreabilidade em seus produtos. Desde 2009 a Nutrimar investe nesta tecnologia e agora virou realidade.

Durante a feira de negócios em supermercados, APAS, que acontece entre os dias 7 e 10 de maio, a Nutrimar lançará seu sistema de rastreabilidade do camarão onde o visitante poderá ver, na prática, como funciona. No stand haverá totens capazes de fazer a leitura de códigos de barra que estão disponíveis também para Iphones, Ipads e no site da empresa.

A rastreabilidade já é muito comum em carne bovina, porém em pescados é uma novidade trazida pela Nutrimar que carrega também o título de única empresa brasileira a possuir domínio de origem do camarão e a cultivar camarão orgânico.

A rastreabilidade permite traçar o caminho da aplicação, do uso e da localização de um produto individualmente ou de um conjunto de produtos, por meio da impressão de números de identificação. Originalmente, a rastreabilidade de produtos é uma técnica utilizada para verificar em que local da cadeia produtiva o produto se encontra, e é muito utilizada pelo setor de logística, porém é como uma ferramenta de controle de qualidade que a rastreabilidade ficou conhecida, pois por meio dela é possível obter diversos dados sobre o produto, tais como produção, qualidade e rendimento.

“No Brasil a Nutrimar é a primeira e única empresa de pescados a oferecer esta garantia e já foram investidos R$ 180 mil no projeto. A ideia é a de vincular mais um selo de garantia aos produtos e gerar mais conforto ao consumidor que poderá saber tudo sobre o que está comprando, além de trazer uma inovação ao mercado de pescados, ainda pouco desenvolvido no país” afirma Fabrício Ribeiro, diretor comercial da Nutrimar Pescados.

Com novas técnicas e maior controle sobre a produção, a Nutrimar Pescados deseja se tornar um parâmetro de qualidade para o mercado de pescados no Brasil. 

06 maio 2012

Robôs e sustentabilidade são destaques da Feira APAS 2012


Tecnologia e compensação ambiental marcam o maior evento de supermercados do mundo

Dois robôs vão trabalhar na conscientização do público para ações voltadas à sustentabilidade na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, maior e mais importante feira do setor de supermercados do mundo. O evento será realizado entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A máquina, controlada à distância por operadores treinados, irá interagir com o público presente para que descartem corretamente o lixo nos pavilhões. Fora desse espaço, nos “bastidores”, a APAS, desde a montagem da Feira, realiza triagem desse lixo coletado, para dar o destino correto para cada tipo de resíduo. 

Entre as ações, uma equipe de especialistas em sustentabilidade no varejo vai implementar uma política rígida de gerenciamento de resíduos, monitorar e quantificar as emissões de gases de efeito estufa nos quatro dias da Feira. Outra iniciativa é o Prêmio Estande Sustentável, direcionado aos estandes que pensaram na sustentabilidade, tanto no processo de montagem como na composição da arquitetura.

A conscientização do público será reforçada pelos próprios expositores. O grupo de coordenação do projeto irá avaliar e premiar, em quatro categorias (mega estande, estande de grande porte, estande de médio porte e estande de pequeno porte) as melhores ações e procedimentos sustentáveis adotados pelos expositores. A premiação ocorrerá em uma cerimônia realizada ao final do evento. O objetivo é incentivar cada expositor a elaborar iniciativas individuais e divulgar essas ideias e ações.

Além do monitoramento e registro constante das variáveis do desempenho socioambiental da Feira, o programa de sustentabilidade da APAS 2012 vai coordenar e treinar os funcionários envolvidos no evento, desde as ações de montagem de estandes até a conscientização dos funcionários que atuarão no setor de alimentos. O trabalho foi pautado pela Normatização da ISO 20121 sobre eventos sustentáveis.

A grande quantidade de resíduos gerados em eventos do mesmo porte é um dos maiores desafios. O projeto foi iniciado com ações de conscientização e treinamento, ampliadas por parcerias com a empresa Solam – Soluções Ambientais, para o reaproveitamento e a reciclagem do material gerado, como madeiras, embalagens recicláveis, resíduos orgânicos, entre outros.

Com o programa, a APAS espera compensar totalmente a emissão de gases CO2 gerados durante todo o evento. A metodologia utilizada para a compensação será o Greenhouse Gas Protocol da ONU, validada no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas. Essa compensação será feita após o evento com o plantio de árvores nas cidades sedes das regionais APAS em todo o Estado de São Paulo.


Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Serviço
APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados
Quando: de 7 a 10 de maio
De 7 a 9 de maio, das 14h às 22h; dia 10 de maio, das 14h às 20h
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP

04 maio 2012

ABB participa da modernização da usina de Itatinga


Projeto permitirá uma operação mais dinâmica, eficiente e segura, além da possibilidade de supervisão remota da usina, por meio do sistema digital

A ABB, líder mundial em tecnologias de energia e automação, será responsável pelo fornecimento de equipamentos e sistemas para a modernização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, uma das mais antigas do país, inaugurada em 1910 e que hoje abastece a CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo. O projeto deverá ser concluído em 18 meses.

“A modernização da usina permitirá uma operação mais simples, segura e otimizada, através do sistema digital de supervisão,  controle e proteção”, explica Adriano Pires, Gerente de Negócios da divisão de Sistemas de Potência da ABB.

O resultado deste trabalho adequará a usina às novas exigências técnicas relacionadas à segurança, tornando-a mais eficiente.  Entre os benefícios ainda estão a maior confiabilidade do sistema, redução do tempo de partida,  parada e sincronização das unidades geradoras. Também será possível fazer a supervisão e o controle remoto da usina, além de realizar análises de dados de geração e de ocorrências através da consulta ao registro histórico de alarmes e eventos da usina.

A implantação da tecnologia ABB contempla produtos como painéis integrados de supervisão, controle, regulação e  proteção das Unidades Geradoras, painéis de proteção das Linhas de Transmissão, além de disjuntores de alta tensão para uso indoor, cubículos de média tensão, TPs e TCs de alta e média tensão; unidades hidráulicas, cilindros hidráulicos e sistemas de excitação tipo Brushless para os geradores .

Itatinga
Inaugurada em 1910, a usina de Itatinga é uma das mais antigas hidrelétricas em atividade do país e teve papel relevante no desenvolvimento sócioeconômico e cultural de Bertioga, localizada no litoral sul de São Paulo. Desde o final da década de 1920 forneceu toda a eletricidade consumida pelos municípios de Santos e de São Vicente e localidades adjacentes, além de ter fornecido energia elétrica para a Light durante a construção da Usina Henry Borden, em Cubatão.

Atualmente é administrada pela Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), gera 15 mil kW de energia proporcionando o abastecimento de uma cidade com cerca de 400 mil habitantes.

03 maio 2012

Produtos alemães são destaque na APAS 2012


País europeu destaca produtos típicos e de perfil premium para conquistar o paladar de consumidores com alto poder aquisitivo

Representantes de 19 companhias alemãs do setor alimentício estão em busca de parcerias no Brasil durante a APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorrerá de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista. A delegação, organizada pelo Ministério Alemão da Alimentação, Agricultura Proteção ao Consumido em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), vem acompanhada pelo representante do Ministério Alemão, Axel Wildner, e pelo consultor e secretário da Associação Alemã de Pesquisa de Sabores e Aromas, Prof. Dr. Berhard Tauscher.

Com estande no espaço internacional da mostra, a delegação conta com produtores de cervejas e vinhos especiais, salsichas, chocolates, queijos finos, cereais, geleias, pães, entre outros produtos, todos de perfil premium. “Nosso espaço terá produtos bastante diferenciados para atender ao exigente consumidor brasileiro e a varejistas que buscam diferenciação”, diz o diretor da Câmara Brasil-Alemanha e responsável pelo Centro Alemão de Economia Agrária e Alimentícia da entidade, Wilfried Kühnisch, acrescentando que a delegação tem em sua programação, além da exposição, reuniões comerciais com varejistas brasileiros. 

Três das 19 empresas representadas no estande são especializadas na produção de cervejas especiais, ainda produzidas segundo a tradição do Reinheitsgebot, algo como Lei da Pureza da Cerveja em português. A Reinheitsgebot é uma das regulamentações alimentares mais antigas do mundo. Foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera no ano de 1516 e é respeitada mesmo nos dias de hoje. Este decreto determina as características da cerveja genuinamente alemã, fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo. “Claro que a regulamentação atual autoriza outros ingredientes. Mas muitos cervejeiros mantêm-se fieis à tradição institucionalizada pela Reinheitsgebot”.

Outro mercado que estará em evidência é o de chocolates e doces, como marzipã, guloseima típica da confeitaria alemã preparada com pasta de amêndoas e moldada em formas variadas, com cinco empresas representadas. A Alemanha é o segundo maior produtor de chocolate do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente do Brasil, que se encontra na terceira posição. Para os alemães, o objetivo não é concorrer com as marcas nacionais. Os doces importados atraem o consumidor a empórios e supermercados que exploram segmentos de alto poder aquisitivo e buscam regularmente por novidades e produtos exclusivos.

A feira destaca uma questão central a cada edição. A APAS 2012 aborda o tema “Colaboração – Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor”, assunto de grande interesse dessa delegação. A expertise centenária na produção de produtos típicos estará à disposição dos participantes do evento por meio do estande alemão, que contará com a presença do especialista Prof. Dr. Berhard Tauscher. Os expositores alemães estão a disposição no estande entre 7 e 10 de maio, das 14 às 22 horas. Haverá degustação de produtos alemães no local. O Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, em São Paulo.

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia. No Brasil há 95 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. A entidade conta com 220 funcionários e está presente em 14 cidades brasileiras. Esta rede está à disposição de seus associados, que também tem acesso a outras 114 câmaras de comércio alemãs espalhadas em 81 países, além de outras 83 entidades na Alemanha. Em 2011, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 83 delegações empresariais e contou com a participação de 15 mil executivos em congressos, seminários e reuniões ao longo do ano.

Ônibus da Leads conduz a viagem-espetáculo Haunted Bus pelas ruas de São Paulo


A Leads Transportes mais uma vez é parceira da Roxxi Eventos no espetáculo Haunted Bus que inicia nova temporada em São Paulo neste mês de abril. A proposta é levar os espectadores pelas ruas de São Paulo para conhecer o lado mal-assombrado da capital paulista e os problemas que fazem parte da vida na metrópole. O clima de suspense faz parte do programa que é conduzido pelo repórter Angelo e a comissária Matilda pelas ruas de São Paulo por duas horas, passando pelo Cemitério da Consolação, a casa de Dona Yayá, o Teatro Municipal, Catedral da Sé, entre outros.
Um ônibus de dois andares da Leads foi adaptado para atender à proposta da Roxxi Eventos. Na temporada do ano passado, a Leads também foi a empresa escolhida como parceira para o espetáculo. O veículo usado no Haunted Bus é um DD 1800, Scania/ Marco Polo, leito turismo. Com capacidade para 51 passageiros, o veículo é equipado com poltronas supersoft, ar condicionado, vidros colados e calefação. E mais monitores de LCD e DVD nos dois andares, banheiros, cafeteiras, geladeiras e cd player.
A Leads conta hoje com uma frota de 300 veículos, incluindo ônibus, micro ônibus, vans e carros executivos e vem desenvolvendo um forte segmento de customização com veículos adaptados para eventos especiais, como este, veículos adesivados para estrelas da música sertaneja e popular. Além disso, a empresa oferece solução logística para eventos. Recentemente, por exemplo, cuidou de todo o transporte gratuito oferecido aos participantes do festival Lollapalooza, com 80 veículos.
A temporada Haunted Bus vai até dezembro, com apresentações aos sábados e domingos em dois horários. Mais informações em www.roxxi.com.br  ou pelo telefone (11) 3862 6960.

02 maio 2012

Condomínios não precisam recolher contribuição sindical


Rodrigo Karpat*

Recente decisão da Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) não conheceu do recurso de um sindicato patronal contra decisão que rejeitou sua pretensão de cobrar contribuição sindical de um condomínio habitacional.Ou seja, a Justiça do Trabalho concluiu ser indevida a cobrança da contribuição sindical, por entender que o reclamante não está na categoria econômica representada pelo sindicato-autor, por se tratar de condomínio residencial.

Cabe ressaltar que condomínios não perseguem fim econômico algum, não desenvolvem atividade produtiva e não buscam o lucro. Portanto, não integram categoria econômica, o que referenda a decisão da Corte trabalhista.
A ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes, afirmou na decisãoque:“no caso dos condomínios residenciais, estes, em regra, não atuam perseguindo fim econômico algum, não desenvolvem atividade produtiva e tampouco buscam lucro, logo, não podem ser considerados integrantes de categoria econômica e, por conseguinte, não estão obrigados ao recolhimento do contribuição sindical”.

Vale explicar que a cobrança da contribuição sindical encontra guarida nos artigos 578 a 591 da CLT. E tem seu recolhimento obrigatório pelos empregadores no mês de janeiro e pelos trabalhadores no mês de abril de cada ano. O artigo 8º, inciso IV, da Constituição Federal aduz que o recolhimento de tal contribuição deve ser direcionado a todos que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.

Porém, o artigo 580 da CLT isenta, em seu parágrafo 6°, da exigência do recolhimento da contribuição sindical patronal as entidades ou instituições que comprovarem, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, o não exercício de atividades econômicas com fins lucrativos. Situação em que em tese se enquadram os condomínios.

Da mesma forma que os sindicatos frequentemente fazem a cobrança da Contribuição Sindical Patronal sem atentar para a isenção de empresas optantes pelo Simples Nacional, mas apenas levando em conta o fato da empresa ter sido constituída, os condomínios são cobrados da contribuição sindical sem que exista um parecer técnico do Ministério do Trabalho ou um movimento contrário a tal medida.  

Os condomínios, em tese não estão obrigados ao recolhimento da contribuição sindical por não terem fins econômicos, não desenvolverem atividades produtivas e nem buscarem lucro. E a representatividade do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi) não abrange os condomínios, pelo menos os residenciais, dada a diversidade entre as atividades destes e as exercidas pelos demais empregadores constantes do rol de representados por aquela entidade classista patronal.

* Rodrigo Karpat é advogado de Direito Imobiliário e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados – rodrigo@karpat.adv.br

01 maio 2012

Museu da Casa Brasileira lança catálogo sobre cultura Cigana

Realizado pela instituição, o volume apresenta fotos de Luciana Sampaio e textos da antropóloga Florencia Ferrari

Lançamento do catálogo ‘Casas do Brasil – Barraca Cigana’: 03 de maio, às 19h30

Na próxima quinta-feira, 3 de maio, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, lança o catálogo da exposição “Casas do Brasil – Barraca Cigana”. Com textos de Florencia Ferrari, doutora em antropologia social pela USP, o material apresenta o trabalho da fotógrafa e pesquisadora Luciana Sampaio, que registrou o dia-a-dia de acampamentos dos ciganos Calon na periferia e interior de São Paulo, por meio de 83 fotos e 4 vídeos.

O catálogo dá continuidade às discussões propostas pela mostra homônima, que permanece aberta à visitação até 3 de junho. No lançamento, a fotógrafa e a antropóloga estarão presentes e irão interagir com o público, aprofundando as questões apresentadas no trabalho das duas pesquisadoras.

A exposição faz parte do projeto Casas do Brasil que, implantado pelo MCB em 2006, busca fazer um inventário visual das casas brasileiras em sua rica, e eventualmente, pouco conhecida, diversidade.
Ao longo de suas edições, o projeto se dedica a documentar os vários modos de habitar, englobando suas dimensões antropológicas e sociológicas, e observando as diferentes escalas entre território, casa e objeto.

A atual edição inclui uma barraca cigana montada no jardim que permite ao visitante vivenciar o espaço doméstico da moradia. Os ciganos retratados na exposição são da etnia Calon, falam o dialeto Chibi, e vivem em cidades do estado de São Paulo em acampamentos espalhados por seis cidades: Jaboticabal, Pitangueiras, Guariba, Ribeirão Preto, Rio Preto e São Paulo.

SERVIÇO
Lançamento do catálogo Casas do Brasil – Barraca Cigana
3 de maio, às 19h30 – Entrada Gratuita

Exposição ‘Casas do Brasil – Barraca Cigana’
Visitação: Até 3 de junho
Patrocínio: Ornare
Apoio cultural: BOOMSPDESIGN
Apoio: Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011

Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Tel. 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes R$ 2,00
                  Domingos e feriados – gratuito
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564 - agendamento@mcb.org.br

Estacionamento: de terça a sábado até 30 minutos, grátis; até 2 horas, R$ 12,00, demais horas, R$ 2,00. Domingo e feriados, preço único de R$ 15,00. Eventos Noturnos, preço único de R$20 reais.
Bicicletário com 20 vagas